Política

Câmara de Natal analisa projetos tributários e regras de emendas impositivas

Foto: Francisco de Assis

A Câmara de Natal realizou, nesta quinta-feira (11), uma reunião extraordinária conjunta das comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Finanças para analisar dois projetos enviados pelo Executivo.

Leia também:
Deputados do RN aprovam novas regras para repasse de impostos aos municípios

O primeiro item discutido foi o Projeto de Lei Complementar nº 21/2025, que moderniza dispositivos do ordenamento tributário municipal. A proposta atualiza conceitos como fato gerador, critérios de avaliação imobiliária, procedimentos de lançamento e meios de comunicação entre a administração e os contribuintes. Além disso, promove ajustes na estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN).

Segundo a justificativa, as mudanças resultam de estudos técnicos da SEFIN para adequar a legislação às transformações econômicas e tecnológicas do Município, garantindo maior eficiência e segurança jurídica.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O vereador Aldo Clemente (PSDB) destacou que a atualização inclui readequação na cobrança de impostos, com redução da taxa de lixo em algumas áreas da capital, além de outros aprimoramentos. Ele também lembrou que o grupo aprovou o projeto que regulamenta as emendas parlamentares impositivas, tema que está alinhado a determinação do STF. “A matéria deve ir ao Plenário nos próximos dias”, afirmou.

Comissão também analisa regras das emendas impositivas

A segunda matéria discutida foi o PLC nº 16/2025, que trata dos procedimentos de proposição, execução e prestação de contas das emendas impositivas no âmbito municipal. O texto recebeu substitutivo apresentado pelo vereador Fúlvio Saulo (SDD).

O parlamentar explicou que o objetivo é garantir que o debate sobre as emendas siga as regras da Constituição e as exigências do Supremo. Para ele, Natal avança ao apresentar um regramento que assegura transparência, rastreabilidade e controle social sobre a destinação dos recursos. Ele destacou ainda que o vereador mantém sua discricionariedade para definir valores e quantidade de emendas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

A Prefeitura do Natal instituiu a Comissão para Estruturação da Parceria Público-Privada de Iluminação Pública e Serviços Digitais. A medida representa mais um avanço...

Educação

A Prefeitura do Natal reforça, mais uma vez, o incentivo à matrícula de novos estudantes na Educação de Jovens e Adultos. A EJA em...

Rio Grande do Norte

Em função das chuvas registradas no Rio Grande do Norte nos últimos dois dias, a Coordenação-Geral do Programa Central do Cidadão suspendeu o atendimento...

Cultura

O Teatro Sesc Sandoval Wanderley inicia o ano de 2026 com uma programação cultural diversificada nos meses de janeiro e fevereiro, reunindo espetáculos teatrais,...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile