Cidades

Poda do Baobá do Poeta entra na fase final. Responsável nega boatos sobre construção

Foto: Thalles Ikaro/TV Ponta Negra

A poda emergencial do Baobá do Poeta entrou na fase final e deve ser concluída até a próxima sexta-feira (19) de dezembro, segundo Renato Campos, gerente executivo de Operações & Engenharia da Empresa Vila, proprietária do terreno onde a árvore está localizada. O serviço começou em 16 de novembro pelo Corpo de Bombeiros, após a constatação de risco de queda, e agora segue com a mesma equipe, contratada de forma particular.

Leia também:
Defesa Civil esclarece situação do Baobá do Poeta após quedas parciais

Campos afirma que o prazo pode sofrer ajustes, já que a equipe chegou à fase mais delicada da intervenção, que envolve o corte dos troncos mais espessos.
“A cada final de poda é feito um recálculo de quantos dias a mais precisam”, explicou. Mesmo assim, a estimativa atual aponta para a conclusão até a próxima sexta-feira.

Árvore será reduzida a três metros de altura

A redução da árvore até três metros de altura foi autorizada pelos órgãos competentes e solicitada pela empresa. A medida busca eliminar riscos para moradores e imóveis vizinhos, que continuam interditados pela Defesa Civil.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo Campos, a necrose que atinge o baobá chega a cerca de seis metros. “O que foi autorizado é que a gente possa chegar a uma altura de três metros para que as residências e as casas possam ser desinterditadas”, disse. A expectativa é que o tronco remanescente tenha melhores condições de regeneração.

Responsável nega boatos sobre construção no terreno

Com a repercussão da poda, moradores levantaram rumores de que a árvore seria derrubada para dar lugar a um prédio ou estacionamento. Campos nega as especulações.

“Alguns dizem que vai ser derrubado para fazer um prédio; não existe possibilidade alguma. Outros alegam que seria retirado para fazer estacionamento, também não existe”, afirmou.

Ele esclarece que a empresa comprou dois terrenos: o do Baobá — adquirido com o objetivo de preservá-lo — e o terreno vizinho, que será destinado à construção de um estacionamento.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Técnicos tentam recuperar o baobá

Mesmo com o estado crítico da árvore, a empresa tenta estimular sua regeneração. Técnicos estão utilizando partes da casca e segmentos do tronco para replantio em áreas pertencentes à empresa.
“Estamos tentando replantar em vários outros locais para depois trazer quando aqui estiver habitável. Mas não temos certeza de que ele voltará”, explicou.

Apesar das incertezas, Campos ressalta que o baobá ainda está vivo e pode se recuperar com os três metros remanescentes. “Com 3 metros ele já não tem mais perigo de queda e temos tudo para conseguir recuperar”, afirmou.

Trânsito parcialmente interditado

A via permanece interditada desde o cruzamento com a Avenida Presidente Quaresma até às 16h, conforme informou um agente de trânsito no local.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

A Chuva em Natal registrou volumes expressivos entre a noite desse sábado (27) e a madrugada deste domingo (28). O maior acumulado foi de...

Mundo

A ajuda humanitária à Venezuela será reforçada neste domingo (28) com o envio do quarto voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para apoiar as...

Cidades

Um idoso de 81 anos, natural da Itália, perdeu o controle do veículo, um Ford Ka, e subiu em uma mureta no túnel da...

Cidades

A Prefeitura de Natal decretou ponto facultativo para a próxima segunda-feira (29), em razão das comemorações do Dia de São Pedro. A medida segue...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile