O Sistema Fecomércio RN lançou, nesta quarta-feira (17), o projeto Conectando Mulheres – Senac Code, iniciativa que vai capacitar gratuitamente 260 mulheres no segmento de Tecnologia da Informação (TI) no Rio Grande do Norte. A formação será executada pelo Senac RN.
Leia também:
Novas subestações elétricas irão reforçar fornecimento de energia no litoral durante o verão
As inscrições seguem abertas até o dia 10 de janeiro e podem ser realizadas no site www.rn.senac.br. As aulas terão início a partir de 19 de janeiro, nas unidades do Senac Centro e Senac Zona Norte, em Natal.
Educação como ferramenta de inclusão
O projeto tem como objetivo utilizar a educação profissionalizante para ampliar oportunidades, reduzir desigualdades e fortalecer o protagonismo feminino no mercado de trabalho, especialmente em um setor estratégico e em constante crescimento como o de tecnologia.
Inicialmente, as participantes passarão por uma trilha formativa básica, com conteúdos de Português, Matemática e Letramento Digital Básico. Após essa etapa, as alunas serão direcionadas para cursos específicos, de acordo com o perfil e interesse de cada uma.
Formação em tecnologia e mercado de trabalho
As opções de qualificação incluem os cursos de Operadora de Computador e Programadora de Sistemas. Ao todo, o projeto vai ofertar mais de 83 mil horas de capacitação, distribuídas em 13 turmas ao longo de 2026.
Além da formação técnica, as alunas também receberão capacitação voltada ao mercado de trabalho, com aulas sobre Relações de Trabalho, Carreira e Mercado, além de acompanhamento do Programa Senac Carreiras, que auxilia na inserção profissional e na busca por oportunidades de emprego.






















































