Brasil

IBGE é autorizado a contratar mais de 39 mil pessoas para censos em 2025

Foto: Tania Rego/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado pelo Governo Federal a contratar, por tempo determinado, 39.108 profissionais para atuação na coleta e produção de dados do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025 e do Censo da População em Situação de Rua.

Leia também:
Maior processo seletivo da história do IBGE tem mais de 200 vagas para o RN

A autorização consta na Portaria Conjunta MGI/MPO nº 90, publicada nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial da União. A medida é assinada pelas ministras Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento.

Maioria das vagas é para recenseadores

De acordo com a portaria, a função com o maior número de contratações será a de recenseador, responsável pela coleta de dados em campo. Ao todo, estão previstas 27.330 vagas para o cargo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em seguida, aparecem as funções de Agente Censitário Supervisor, com 4.143 vagas, voltadas à supervisão das equipes de coleta.

Completando o total de contratações, também estão previstas vagas para as seguintes funções:

  • Agente Censitário de Informática: 1.446 vagas

  • Agente Censitário Administrativo: 1.432 vagas

  • Agente Operacional Regional: 1.286 vagas

  • Agente Censitário Regional: 1.286 vagas

  • Agente Censitário de Qualidade: 1.165 vagas

  • Analista Censitário: 1.020 vagas

Seleção será por processo seletivo

Segundo o texto da portaria, a contratação dos profissionais dependerá de prévia aprovação em processo seletivo público. O IBGE terá o prazo de até seis meses para publicar o edital de abertura das inscrições.

As remunerações e demais critérios do processo seletivo ainda serão definidos pelo próprio instituto e divulgados no edital.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Atuação nos censos de 2025

Os profissionais selecionados irão atuar em atividades como coleta de dados, supervisão, apoio administrativo, informática, controle de qualidade e análise técnica, contribuindo diretamente para a realização dos censos previstos para 2025, considerados estratégicos para o planejamento de políticas públicas no país.

Notícias relacionadas

Governo

O verão brasileiro costuma registrar marcas térmicas elevadas em diversas regiões do país, o que eleva consideravelmente a busca por aparelhos que garantam o...

Brasil

O fim da escala 6×1 foi um dos principais temas defendidos pelo governo federal na sessão solene de abertura do ano legislativo, realizada nesta...

Saúde

As inscrições do concurso da Ebserh área médica foram prorrogadas até o dia 5 de fevereiro. O certame é destinado à Empresa Brasileira de...

Governo

O acesso ao lazer e à cultura é um direito fundamental, mas muitas vezes o custo elevado de ingressos impede que uma grande parcela...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile