Polícia

Operação Verão 2026 mobilizará 2 mil agentes de segurança até o fim do carnaval

Foto: Assessoria Sesed/RN

O Governo do Rio Grande do Norte vai investir aproximadamente R$ 15 milhões na Operação Verão 2026, que terá início nos primeiros dias de janeiro e seguirá até o final do período do carnaval. O planejamento foi apresentado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) na manhã desta quarta-feira (17), durante coletiva de imprensa.

Leia também:
Novas subestações elétricas irão reforçar fornecimento de energia no litoral durante o verão

Com o maior volume de recursos já aplicado, a operação contará com mais diárias operacionais, reforço no efetivo e ampliação de equipamentos e viaturas voltadas à prevenção, patrulhamento, salvamento e resgate. A expectativa do governo é que esta seja a maior Operação Verão já realizada no estado.

Reforço no efetivo e integração das forças

As ações no litoral potiguar vão envolver, diariamente, cerca de 2 mil agentes de segurança pública, incluindo efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e do Detran-RN. A operação também contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das guardas municipais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O trabalho será desenvolvido de forma integrada, com foco na segurança de turistas, veranistas, moradores e comerciantes durante a alta estação.

Uso de helicópteros e lanchas é destaque

Entre os diferenciais da Operação Verão 2026 está o uso simultâneo dos dois helicópteros da SESED — Potiguar 01 e Potiguar 02 —, que atuarão no monitoramento aéreo e em ações de apoio tático.

Também serão empregadas duas lanchas cabinadas: a Potiguara, recentemente adquirida para o Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (BPAmb), e a lancha Fênix, do Grupamento de Busca e Salvamento Aquático (GBSA) do Corpo de Bombeiros Militar.

Combate à criminalidade e fiscalização

As atividades de patrulhamento ocorrerão no período de 9 de janeiro a 17 de fevereiro e terão como foco o combate a crimes como porte ilegal de armas, furtos e roubos, tráfico de drogas, roubos e furtos de veículos, além de embriaguez ao volante.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A operação também intensificará ações de enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil e a crimes ambientais, como poluição sonora e perturbação do sossego.

De acordo com o secretário da SESED, coronel Francisco Araújo, o reforço da estrutura e do efetivo é essencial para garantir um período mais seguro no estado.

“Nesta Operação Verão, o principal destaque é o reforço na infraestrutura e no efetivo. Com planejamento integrado entre os órgãos de segurança pública estaduais, federais e municipais, o apoio das secretarias e prefeituras, além do investimento em diárias operacionais, o Governo do Rio Grande do Norte trabalha para garantir um verão mais seguro para a população e os turistas”, afirmou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) deu início, nesta sexta-feira (19), à Operação Verão 2026, com reforço do efetivo...

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na manhã desta sexta-feira (19), uma operação policial para o cumprimento de 21 mandados de...

Polícia

Policiais penais da Cadeia Pública de Caraúbas, no Oeste potiguar, frustraram nesta quarta-feira (17) uma tentativa de fuga envolvendo três internos da unidade prisional....

Rio Grande do Norte

Além da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA 2026), os deputados estaduais aprovaram todas as 16 matérias que constavam na pauta da sessão plenária...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile