A cidade de Parnamirim viveu um marco histórico com o lançamento oficial da Liga Parnamirim, ocorrido nessa sexta-feira (19). A nova unidade da Liga Contra o Câncer contará com investimento de R$ 70 milhões e será construída em uma área de 10.400 metros quadrados. Desde já, o projeto reforça a interiorização dos serviços oncológicos no Rio Grande do Norte.
Leia também:
SUS adquire primeiras 3,9 milhões de doses da vacina 100% nacional contra dengue
Além disso, a unidade oferecerá uma ampla gama de serviços, que vão desde atendimentos ambulatoriais até sessões de quimioterapia. Conforme a direção da instituição, a estrutura amplia o acesso ao tratamento especializado e fortalece a rede de atenção à saúde na região Agreste. Assim, a Liga passa a somar oito unidades em funcionamento ou construção no estado.
Atualmente, a instituição mantém quatro unidades em Natal — Hospital Luiz Antonio, Policlínica, Centro Avançado de Oncologia (CECAN) e Oncologia Pediátrica — além de unidades em Caicó e Currais Novos. Enquanto isso, a unidade de Assú segue em fase de construção.
Liga Parnamirim amplia atendimento regional
Durante a solenidade de lançamento, os diretores Arthur Villarim e Edilmar Moura apresentaram o projeto da Liga Parnamirim e destacaram a trajetória da instituição no estado. Segundo Edilmar Moura, a escolha do município é estratégica. “A Liga se estabelecer em Parnamirim é fundamental para atender toda a região Agreste, chegando até a divisa com a Paraíba”, afirmou.
Por outro lado, Arthur Villarim ressaltou que a expansão não reduz os atendimentos em Natal. Conforme explicou, existe uma demanda reprimida crescente. “Hoje, 70% dos nossos atendimentos são de pacientes do interior. Por isso, nada mais importante do que interiorizar a Liga”, destacou. Dessa forma, a nova unidade busca reduzir vazios assistenciais e garantir acesso regionalizado.
O projeto já conta com forte apoio público e privado. O terreno foi doado por um grupo de oito empresários locais. Além disso, o senador Styvenson Valentim confirmou a destinação de emendas parlamentares para viabilizar a construção. “Vale a pena investir na Liga, porque ela devolve em serviços e serviços de qualidade”, afirmou.
A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, garantiu que o Executivo municipal atuará para agilizar licenças e desburocratizar os processos necessários à obra. Assim, a expectativa é acelerar o início da construção.
Além da assistência, Edilmar Moura destacou o papel da Liga no ensino e na inovação. Segundo ele, estão avançadas as tratativas para a implantação da Faculdade da Liga, com o curso de Gestão em Saúde como primeiro a ser ofertado.
