Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Verão começa neste domingo (21) com calor acima da média no Brasil

Foto: Rafael Catarcione/Riotur.Rio

O verão  começa oficialmente neste domingo (21), às 12h03, trazendo a expectativa de dias mais ensolarados e temperaturas acima da média em grande parte do Brasil. Desde já, a estação mais quente do ano promete marcar presença com calor constante, especialmente no Rio de Janeiro e em outras regiões do Sudeste, segundo previsões meteorológicas.

Leia também:
Ponte entre Brasil e Paraguai é inaugurada em Foz do Iguaçu

Nas praias cariocas, moradores e turistas já se preparam para aproveitar o sol intenso. Conforme especialistas, apesar do calor persistente, os termômetros não devem repetir os extremos registrados no verão passado, quando a capital fluminense chegou a marcar 44 °C. Ainda assim, a combinação clássica de sol forte e altas temperaturas deve dominar o cenário, favorecendo atividades ao ar livre e o aumento do fluxo turístico.

Verão  terá menos chuva e calor persistente

De acordo com o meteorologista Wanderson Luiz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a chuva tende a ficar um pouco abaixo da média para esta época do ano. Como resultado, podem ocorrer vários dias consecutivos sem precipitação, especialmente nas regiões costeiras e urbanas. Esse padrão, segundo ele, não deve se limitar ao Rio de Janeiro.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além disso, o fenômeno climático está associado à atuação de um sistema de alta pressão no Oceano Atlântico. Conforme o especialista, esse sistema deve aparecer com mais frequência ao longo do verão 2025/2026, inibindo a formação de nuvens carregadas e, ao mesmo tempo, favorecendo a elevação das temperaturas. Por outro lado, a ausência prolongada de chuva pode aumentar a sensação térmica e exigir atenção com a hidratação e a saúde.

A previsão indica que os termômetros podem registrar entre um e dois graus acima da média histórica em quase todo o país. Em São Paulo, por exemplo, o calor já deu uma prévia neste sábado (20), quando a temperatura máxima chegou a 28 °C. Assim, o guarda-chuva ficou de lado e deu lugar ao guarda-sol, enquanto a população apostou em roupas leves, bonés, chapéus e garrafas de água para enfrentar o calor.

Mesmo para quem não pode aproveitar praias ou piscinas, o verão costuma provocar mudanças na rotina. Por exemplo, muitas pessoas optam por acordar mais cedo ou estender as atividades no fim do dia, aproveitando o período de maior luminosidade.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

O prêmio da Mega da Virada  atingiu a marca histórica de R$ 1 bilhão após nenhum apostador acertar as seis dezenas do concurso 2954...

Economia

O comércio de  vendas entram na reta final com projeções animadoras para o varejo brasileiro. A menos de uma semana da data comemorativa, a...

Política

Eduardo Bolsonaro  afirma que decisões recentes da Câmara dos Deputados teriam ocorrido sob pressão do Supremo Tribunal Federal. Em entrevista concedida nesse sábado (20)...

Justiça

A AGU cobra ao INSS mais uma vez na tentativa de recuperar recursos públicos desviados de aposentadorias e pensões. A Advocacia-Geral da União informou...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO