Educação

Matrículas da rede estadual do RN para 2026 começam no SIGEduc

Foto: Matheus Nascimento

A rede estadual de educação do Rio Grande do Norte deu início ao novo ciclo de matrículas para o ano letivo de 2026, com mais de 200 mil vagas disponíveis entre renovações, transferências e novos estudantes. Todo o processo pode ser realizado de forma online, por meio do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), disponível no endereço www.sigeduc.rn.gov.br.

Leia também:
Hospital Metropolitano do RN tem licitação homologada

Período de solicitações segue até janeiro

Após o levantamento da oferta de vagas pelas escolas estaduais, o SIGEduc passou a receber, a partir de 22 de dezembro, solicitações de renovação de matrícula, transferências, além de pedidos para o Ensino Médio em Tempo Integral e para a Educação Profissional.

Esse período segue aberto até o dia 9 de janeiro. As primeiras etapas do processo, voltadas aos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), foram concluídas no início do mês.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo a secretária de Educação, Socorro Batista, as mudanças reforçam a inclusão e a transparência.
“Estamos garantindo um processo mais inclusivo, transparente e organizado, assegurando prioridade para quem mais precisa”, afirmou.

Renovação de matrícula passa a ser feita pelas famílias

Uma das principais novidades para 2026 é que a renovação de matrícula poderá ser feita diretamente por estudantes maiores de 18 anos ou por seus responsáveis legais, por meio do Portal do Estudante, Portal da Família ou dos aplicativos SIGEduc Estudante e SIGEduc Família.

Até este ano, esse procedimento era realizado exclusivamente pelas escolas. Apesar disso, as unidades de ensino continuam responsáveis pela efetivação final das matrículas, após análise das solicitações.

Em todas as modalidades, a atualização do questionário socioeconômico passou a ser obrigatória.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Critérios de transferência e prioridades

A Matrícula Escolar 2026 adotará critérios específicos para análise das transferências, como:

  • existência de irmão matriculado na escola pretendida;

  • distância entre a escola de origem e a de destino;

  • ordem de inscrição no sistema.

Para o Ensino Médio Integral e a Educação Profissional, terão prioridade estudantes com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), alunos oriundos da rede pública, estudantes em situação de vulnerabilidade social e a ordem de solicitação.

Datas e modalidades de matrícula

Entre 22 de dezembro e 18 de janeiro, poderão ser feitas solicitações de transferências e novas matrículas para escolas da rede estadual.

O processo inclui:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
  • transferência interna dentro da rede estadual;

  • transferências de estudantes das redes municipais de Natal e Macaíba, por meio de parceria com o Estado;

  • matrículas no Ensino Médio Integral e na Educação Profissional, especialmente para a 1ª série.

Os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 20 de janeiro. Já as chamadas públicas ocorrerão nos dias 20 e 27 de janeiro, além de 3 de fevereiro, sempre às 17h, com prazo de três dias úteis para confirmação.

Notícias relacionadas

Cidades

O Sesc RN realiza espetáculo especial nesta quinta-feira (11), no Teatro Riachuelo, reunindo 951 alunos das escolas de Potilândia, Zona Norte e Macaíba. As...

Educação

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulgou o Edital nº 11/2025 com 165 vagas...

Educação

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu 800 vagas para cursos técnicos de nível médio na modalidade subsequente, com ingresso previsto...

Educação

Nos dias 7 e 8 de outubro, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove a 17ª edição da Mostra de Profissões....

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile