O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao Centro Cirúrgico para passar por novo procedimento nesta terça-feira (30), após apresentar uma crise persistente de soluços. A informação foi divulgada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em publicação nas redes sociais.
Leia também:
Bolsonaro tem nova crise de soluços e será submetido a outro procedimento nesta segunda (29)
Segundo Michelle, a equipe médica decidiu realizar um reforço no bloqueio do nervo frênico, após o ex-presidente apresentar soluços desde as 10h, que não cessaram até o início da tarde.
Procedimento foi confirmado pela equipe médica
O novo procedimento foi confirmado ao SBT News pelo cirurgião Cláudio Birolini, responsável pelo acompanhamento de Jair Bolsonaro.
“Como ele persistiu com soluços desde a manhã, optamos por realizar um novo bloqueio, na vigência da crise”, afirmou o médico.
Mais cedo, o vereador Carlos Bolsonaro também havia informado nas redes sociais que o pai voltou a apresentar crises de soluço, mesmo após ter passado por dois procedimentos médicos recentes, sendo o último realizado na tarde de segunda-feira (29).
Quadro clínico segue sob monitoramento
Carlos Bolsonaro informou que passou a noite com o pai no hospital DF Star, em Brasília. Segundo ele, o ex-presidente iniciou tratamento para apneia do sono, utilizando um aparelho específico, e ainda está em fase de adaptação.
De acordo com a publicação, Bolsonaro apresenta boa evolução da flora digestiva após as cirurgias de hérnia realizadas no último dia 25. A pressão arterial segue sendo monitorada após novos picos registrados recentemente.
Carlos também afirmou que os níveis de ferro no sangue continuam sendo acompanhados devido a dificuldades na absorção.
Expectativa era de Réveillon no hospital
Após a segunda cirurgia, o cirurgião Cláudio Birolini afirmou que a expectativa inicial era de que Bolsonaro passasse o Réveillon internado no hospital DF Star.
Segundo ele, a equipe médica precisava de pelo menos 48 horas para avaliação de possíveis complicações. Também estava prevista a realização de uma nova endoscopia digestiva alta. A previsão era de alta apenas se não houvesse novas intercorrências até quinta-feira (1º).
Soluços são considerados persistentes
O médico cardiologista Brasil Caiado classificou o quadro de soluços apresentado por Bolsonaro como persistente ou intratável.
Segundo ele, esse tipo de sintoma pode estar relacionado a cirurgias abdominais e a doenças do trato gastrointestinal, condições que fazem parte do histórico clínico do ex-presidente. Por isso, o caso exigiu cuidados adicionais por parte da equipe médica.
Família fala em acompanhamento permanente
Carlos Bolsonaro afirmou que o pai necessita de acompanhamento médico contínuo para a manutenção da saúde.
“O acompanhamento integral faz-se permanente e necessário para manutenção de sua vida, e os médicos continuam trabalhando para melhoria de sua saúde”, declarou.




















































