Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Internacional

Delcy Rodríguez toma posse como presidente interina da Venezuela

Delcy Rodríguez toma posse como presidente interina da Venezuela após prisão de Nicolás Maduro em ação militar e crise política no país.
Foto: Getty Images

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, tomou posse nesta segunda-feira (5) como presidente interina do país, durante cerimônia realizada na Assembleia Nacional venezuelana. Ela assumiu o cargo após a prisão do ditador Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, em ação militar ocorrida em território venezuelano.

Leia também:
Maduro diz à Justiça dos EUA que foi sequestrado e se declara inocente

Durante o juramento, Delcy Rodríguez afirmou que assume a Presidência “com dor pelo sofrimento imposto ao povo venezuelano” e classificou a prisão de Maduro como resultado de uma “agressão militar ilegítima” contra a Venezuela.

Discurso cita chavismo e promete estabilidade

Em seu discurso de posse, a nova presidente interina disse que Nicolás Maduro e Cilia Flores são “reféns” nos Estados Unidos e afirmou que governará em nome de todos os venezuelanos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Venho com dor pelo sequestro de dois heróis que temos como reféns nos Estados Unidos da América: o presidente Nicolás Maduro e a combatente principal, primeira-dama deste país, Cilia Flores. Venho com dor, mas também com honra para jurar em nome de todos os venezuelanos”, declarou.

Ao longo da fala, Delcy Rodríguez fez referências históricas e políticas do chavismo, citou o libertador Simón Bolívar e prometeu atuar para garantir a paz interna, a estabilidade política e a tranquilidade econômica e social. A dirigente afirmou ainda que não descansará “um minuto” para conduzir a Venezuela como uma nação “livre, soberana e independente”.

Prisão de Maduro ocorreu no sábado

O ditador Nicolás Maduro foi preso no sábado (3) e transferido para o Centro de Detenção Metropolitano (MDC), no Brooklyn, em Nova York. A unidade é conhecida por abrigar presos de alta periculosidade, possuir regras rígidas de segurança e ser alvo de denúncias sobre condições precárias.

Além de Maduro, outras cinco pessoas foram indiciadas na mesma ação, incluindo a esposa Cilia Flores, o filho Nicolás Maduro Guerra, conhecido como “Nicolasito”, e três integrantes do governo venezuelano destituído.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Maduro se declara inocente nos EUA

Em audiência realizada nesta segunda-feira (5) na Justiça dos Estados Unidos, Nicolás Maduro declarou-se inocente e afirmou ter sido “sequestrado” pelo governo norte-americano.

Questionado pelo juiz, Maduro disse que não tinha conhecimento prévio do caso. Ao ser perguntado se gostaria que as acusações fossem lidas em plenário, afirmou que preferia ler pessoalmente o conteúdo do processo.

Segundo as autoridades norte-americanas, os crimes atribuídos a Maduro incluem conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos explosivos e conspiração para o uso dessas armas contra os Estados Unidos.

Com informações do SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a provocar repercussão internacional ao fazer declarações ofensivas contra venezuelanos. Desta vez, durante um discurso realizado...

Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomou, nesta quarta-feira (7), a agenda de compromissos em Brasília. O retorno ocorre após o petista...

Economia

O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o maior produtor mundial de carne bovina em 2025, segundo estimativas de mercado. O resultado...

Internacional

Os governos do Brasil e dos Estados Unidos negociam um novo acordo de cooperação internacional para o combate a organizações criminosas e ao tráfico...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO