Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Lula sanciona Código de Defesa do Contribuinte e endurece regras contra devedores

Lula sanciona Código de Defesa do Contribuinte com vetos; lei beneficia bons pagadores e endurece regras contra empresas devedoras contumazes.
Foto: Daniel Isaia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com vetos, a lei que institui o Código de Defesa do Contribuinte, cria benefícios para bons pagadores e torna mais rígidas as regras contra devedores contumazes. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (9).

Leia também:
Aneel divulga calendário das bandeiras tarifárias de energia para 2026

Segundo o governo federal, a nova legislação busca combater práticas de inadimplência reiterada, que prejudicam a concorrência e impactam negativamente a arrecadação pública.

“Um dos principais objetivos da lei é impedir que empresas usem brechas legais para, ao longo de anos, ficarem sem pagar impostos, prejudicando de forma desleal as instituições sérias que concorrem com elas e todo cidadão que cumpre com suas obrigações em dia”, diz nota oficial do governo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Quem é considerado devedor contumaz

A lei cria formalmente a figura do devedor contumaz, definido como aquele que deixa de pagar tributos de forma recorrente e deliberada, utilizando a inadimplência como estratégia de negócio.

De acordo com o texto sancionado, quem for enquadrado nessa condição sofrerá uma série de restrições.

Restrições para devedores reiterados

Entre as principais penalidades previstas para o devedor contumaz estão:

  • Proibição de receber benefícios fiscais;

  • Impedimento de contratar com o Poder Público;

  • Perda do direito à extinção da punibilidade em crimes tributários, mesmo após o pagamento do débito.

“Quem for comprovadamente um devedor contumaz não será beneficiado com mecanismos de perdão penal após o pagamento do tributo”, reforça a nota do Executivo.

Benefícios para empresas adimplentes

Ao mesmo tempo em que endurece as regras contra a sonegação, o Código de Defesa do Contribuinte cria incentivos para empresas que mantêm um bom histórico de cumprimento das obrigações fiscais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Entre os programas instituídos pela nova legislação estão:

Programa Sintonia

O Programa de Estímulo à Conformidade Tributária (Sintonia) beneficia contribuintes adimplentes com vantagens administrativas e maior previsibilidade na relação com o Fisco.

Programa Confia

O Programa de Conformidade Cooperativa Fiscal (Confia) estimula a cooperação entre empresas e a administração tributária, com foco na prevenção de litígios.

Programa OEA

No âmbito aduaneiro, a lei também fortalece o Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA), voltado a empresas que atuam no comércio exterior e cumprem padrões elevados de conformidade.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Objetivo da nova legislação

De acordo com o governo federal, o Código busca equilibrar a relação entre o Fisco e os contribuintes, combatendo a sonegação sistemática sem penalizar quem mantém os impostos em dia.

A expectativa é que a medida contribua para reduzir a concorrência desleal, fortalecer a arrecadação e ampliar a segurança jurídica no ambiente de negócios.

Notícias relacionadas

Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quinta-feira (8), a lei que cria o Dia Nacional de Luto e de Memória às...

Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente, nesta quinta-feira (8), o Projeto de Lei da Dosimetria, aprovado pelo Congresso Nacional para...

Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (8), um novo medicamento contra Alzheimer no Brasil. O lecanemabe, que chega ao mercado...

Educação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.326/2026, que reconhece os professores da educação infantil como profissionais da carreira do...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO