A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) lança, no próximo sábado (17), a campanha Verão Protegido 2026, com o objetivo de ampliar a vacinação e reforçar a proteção da população potiguar contra a dengue e outras doenças sazonais.
Leia também:
Anvisa aprova nova indicação de medicamento para prevenção do HIV-1
A abertura da campanha será marcada por um Dia D de mobilização, com a participação de todos os municípios do estado. As ações seguem até após o período do Carnaval, com encerramento previsto para 27 de fevereiro.
Ações de vacinação e educação em saúde
A Sesap orienta que os municípios adotem estratégias diferenciadas, como a instalação de postos volantes de vacinação em praias, parques e praças, locais de grande circulação durante o verão.
O foco da campanha inclui a aplicação de vacinas contra Covid-19, Influenza, HPV e dengue, além da realização de ações educativas voltadas à importância da imunização e à prevenção da dengue, da Zika e da Chikungunya.
Também está prevista a divulgação de orientações sobre o risco de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), comuns em períodos de altas temperaturas.
Combate ao mosquito da dengue
De acordo com a Sesap, o reforço das ações ocorre devido ao aumento do risco de transmissão da dengue durante o verão. Por isso, a secretaria recomenda que as gestões municipais intensifiquem visitas domiciliares, inspeções em prédios públicos e a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A campanha também prevê a articulação com outras secretarias e órgãos municipais, com o objetivo de ampliar as medidas de proteção em áreas de maior vulnerabilidade.
