Política

Lula e Trump conversam por telefone sobre economia e paz

Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve, nesta segunda-feira (26), às 11h, uma conversa telefônica de cerca de 50 minutos com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em discussões que abordaram temas da relação bilateral e da agenda global. Segundo informações oficiais, os dois líderes tiveram troca de informações sobre indicadores econômicos de seus países, que apontam perspectivas positivas para as economias brasileira e norte-americana. Trump destacou que esse crescimento pode ter impactos vantajosos para a região.

Leia também:
Lula critica Trump e Conselho de Paz proposto pelos EUA

Relação bilateral e tarifas

Os presidentes saudaram o bom relacionamento construído nos últimos meses, destacando o levantamento de parte das tarifas aplicadas a produtos brasileiros pelos EUA, em um gesto que tem sido visto como avanço nas relações comerciais.

Combate ao crime organizado

Lula reiterou uma proposta encaminhada ao Departamento de Estado em dezembro para fortalecer a cooperação no combate ao crime organizado, com foco em repressão à lavagem de dinheiro, tráfico de armas, congelamento de ativos de grupos criminosos e intercâmbio de dados de transações financeiras. A iniciativa foi bem recebida pelo presidente Trump.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Conselho da Paz e agenda internacional

Durante a conversa, Lula também comentou o convite para o Brasil participar do Conselho da Paz, um órgão proposto pelos Estados Unidos. O presidente brasileiro sugeriu que o conselho se restrinja à questão de Gaza e inclua assento para a Palestina. Nesse contexto, Lula reafirmou a importância de uma reforma abrangente das Nações Unidas, incluindo a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança.

Situação na Venezuela

O presidente brasileiro e o americano trocaram impressões sobre a situação na Venezuela, com Lula destacando a necessidade de preservar a paz e a estabilidade na região, além de trabalhar pelo bem-estar da população venezuelana.

Visita oficial a Washington

Ao fim da conversa, os dois chefes de Estado acordaram a realização de uma visita do presidente Lula a Washington, que deve ocorrer após a viagem do brasileiro à Índia e à Coreia do Sul em fevereiro. A data exata da visita deve ser anunciada em breve.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

A empresa de transporte rodoviário Guanabara encerrou o ano de 2025 com investimentos de R$ 350 milhões, voltados à renovação da frota, modernização tecnológica...

Mundo

Status legal de imigrantes nos Estados Unidos foi preservado após uma decisão judicial que bloqueou uma iniciativa do governo do presidente Donald Trump. Neste...

Mundo

Presos políticos libertados na Venezuela voltaram ao centro do debate internacional neste domingo (25), após a divulgação de novas solturas em diferentes regiões do...

Mundo

A relação entre Trump e Groenlândia voltou ao centro do debate internacional desde o retorno do republicano à presidência dos Estados Unidos, em janeiro...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile