Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Anvisa discute regras para a produção de cannabis no país

Reprodução

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reúne nesta quarta-feira (28) para discutir a definição de regras específicas para a produção da cannabis medicinal no Brasil.

No encontro, agendado para as 9h30 na sede da agência, em Brasília, os diretores vão debater a revisão da Resolução 327/2019, que atualmente regula o acesso a produtos à base de cannabis.

A definição de regras atende a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, em novembro de 2024, determinou a regulamentação do plantio da cannabis, desde que voltado exclusivamente para fins medicinais e farmacológicos.

Anvisa apresentou três propostas

No início da semana, a Anvisa apresentou três propostas de resolução diferentes que normatizam a produção da cannabis medicinal, pesquisas científicas com a planta e o trabalho de associações de pacientes.

o presidente da agência, Leandro Safatle, destacou que a demanda por produtos à base de cannabis cresceu exponencialmente ao longo da última década no país.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“No Brasil, a evolução do uso desses produtos tem sido registrada principalmente pelo aumento de importações individuais. Entre 2015 e 2025, ou seja, nos últimos 10 anos, foram mais de 660 mil autorizações individuais de importações.”

Autorização será limitada

As medidas também abrem caminho para a produção, sem fins lucrativos, por parte de associações de pacientes. O objetivo é avaliar a viabilidade da produção em pequena escala, fora do modelo industrial, por meio de chamamento público. A autorização será limitada a produtos com teor de THC igual ou inferior a 0,3%.

Durante a entrevista, o diretor da Anvisa Thiago Campos ressaltou o rigor técnico para a elaboração das resoluções, além do alinhamento com a decisão do STJ e com diretrizes de órgãos internacionais.

LEIA TAMBÉM: Senac RN anuncia últimas vagas para cursos gratuitos do projeto Conectando Mulheres

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

O Brasil registrou 84.760 pessoas desaparecidas em 2025, alta de 4,12% em relação a 2024, segundo dados fornecidos pelo Distrito Federal e por estados ao Sistema...

Política

O presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, afirmou que a relação entre Brasil e Chile deve superar diferenças ideológicas entre os governos. A...

Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nessa sexta-feira (23) que a iniciativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de criar um...

Saúde

Anvisa determina recolhimento de lote do chocolate Laka por erro na embalagem A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (22) o...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO