O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), por meio do 1º Subgrupamento do 3º Grupamento de Bombeiro Militar (1ºSG/3ºGBM), com sede em Mossoró, divulgou o balanço das principais ocorrências atendidas pela unidade nos anos de 2024 e 2025.
De acordo com os dados operacionais, foram registradas 441 ocorrências de incêndios em vegetação em 2024. Já em 2025, o número subiu para 445 atendimentos, evidenciando a permanência do problema na região Oeste potiguar, especialmente em períodos de estiagem, altas temperaturas e baixa umidade do ar.
Os incêndios em vegetação representam um risco significativo para o meio ambiente, para a saúde da população e para a segurança de áreas urbanas e rurais, podendo atingir residências, propriedades agrícolas, redes elétricas e rodovias. Além disso, a fumaça provocada pelas queimadas compromete a visibilidade nas estradas e agrava problemas respiratórios.
Número de salvamentos também aumentou
Além das ocorrências de fogo em áreas de vegetação, o 1ºSG/3ºGBM também atendeu 1.118 ocorrências de salvamento no período, envolvendo situações como resgates de vítimas presas em ferragens, salvamentos em altura, captura de animais, acidentes diversos e apoio à população em situações de risco.
Os números demonstram a intensa atuação do Corpo de Bombeiros na região de Mossoró e municípios atendidos pela unidade, reforçando o papel essencial da corporação na proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente.
