Partidos políticos divulgaram uma nota conjunta de apoio ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, após a deflagração de uma operação da Polícia Federal que apura suspeitas de desvio de recursos públicos e fraudes em licitações na área da saúde. O posicionamento é assinado por União Brasil, Progressistas (PP), Partido Social Democrático (PSD) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB). No texto, as siglas manifestam solidariedade ao gestor e afirmam confiar na condução da administração municipal.
Leia também:
PF confirma apreensão de R$ 251 mil em operação contra desvio de recursos públicos no RN
Conteúdo da nota
Na nota, os partidos destacam que Allyson Bezerra tem conduzido a gestão com base na transparência, no respeito às instituições e na responsabilidade com o uso de recursos públicos. O documento também menciona que a investigação envolve gestores de diferentes municípios.
As legendas afirmam ainda que os fatos devem ser apurados com respeito ao devido processo legal, ao contraditório, à ampla defesa e à presunção de inocência, princípios previstos no Estado Democrático de Direito.
Operação investiga contratos na área da saúde
A nota foi divulgada após a Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrar, na terça-feira (27), uma operação para investigar um esquema de desvio de recursos públicos e fraudes em processos licitatórios relacionados ao fornecimento de insumos para a rede pública de saúde.
Ao todo, estão sendo cumpridos 35 mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Norte, além de medidas cautelares e patrimoniais autorizadas pela Justiça. As investigações apontam indícios de irregularidades em contratos firmados entre municípios e empresas fornecedoras de medicamentos, algumas delas com atuação em diferentes estados.
Auditorias identificaram possíveis falhas na execução contratual, como indícios de não entrega de materiais, fornecimento inadequado e sobrepreço.
Defesa diz que prefeito não é alvo direto
Após a operação, a defesa do prefeito de Mossoró informou que Allyson Bezerra não é alvo direto da investigação e que não houve qualquer medida restritiva contra o gestor.
Em nota, os advogados esclareceram que o cumprimento de mandado de busca e apreensão faz parte da fase investigativa e não representa juízo de culpa. Segundo a defesa, a decisão judicial teve como base diálogos envolvendo terceiros, sem vínculo direto com o prefeito.
Allyson Bezerra segue no exercício do cargo e não foi afastado de suas funções.
Balanço parcial da operação
De acordo com a Polícia Federal, foram apreendidos:
-
R$ 251.502 em dinheiro
-
33 aparelhos celulares
-
34 dispositivos eletrônicos, entre notebooks, HDs e tablets
-
4 veículos
-
117 documentos
O material recolhido será analisado para subsidiar o avanço das investigações.
