O Governo do Rio Grande do Norte iniciou a distribuição do Banco de Sementes 2026, programa voltado ao fortalecimento da agricultura familiar e ao apoio direto aos produtores rurais do estado. A ação começou na terça-feira (27) e envolve a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
O programa neste ano atende a 68.167 produtores rurais de 164 municípios, com investimento na ordem de R$ 18,5 milhões.
A primeira etapa do Banco de Sementes 2026 teve início no município de Mossoró. Em seguida, a distribuição avança para os produtores rurais de Pau dos Ferros e Umarizal. Logo depois, o cronograma contempla os municípios que integram a região do Vale do Açu, ampliando o alcance da política pública no interior potiguar.
O programa atende os produtores rurais cadastrados previamente no Sistema Ceres da Emater, responsável pela análise dos critérios que dão acesso ao recebimento das sementes de feijão, milho e sorgo forrageiro.
Banco de Sementes 2026 fortalece agricultura familiar
De acordo com o Governo do Estado, o programa tem como objetivo garantir sementes de qualidade aos agricultores familiares antes do período chuvoso. Dessa forma, os produtores conseguem realizar o plantio no momento adequado, o que aumenta a produtividade e reduz perdas causadas por atrasos no calendário agrícola.
O investimento do Governo do Estado é de R$18,49 milhões contemplando 68.167 agricultores familiares em 164 municípios com um total de 257,8 ton de sementes de feijão, 356,66 ton de sementes de milho e 207,35 ton de sorgo forrageiro. O programa será viabilizado por meio dos 1.950 Bancos de Sementes no RN.






















































