O América foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Estadual. A confirmação veio na noite desta quarta-feira (4) após o empate sem gols contra o Potiguar de Mossoró, no Estádio Fião, em Serra do Mel, pela sexta rodada do Campeonato Potiguar. Com o resultado, o clube chegou a -4 pontos na tabela e, dessa forma, ficou sem chances matemáticas de permanecer na elite do futebol potiguar nesta temporada, caso não consiga reverter a punição imposta pela Justiça Desportiva.
Apesar de ter criado oportunidades ao longo da partida, o América não conseguiu balançar as redes. Além disso, o empate acabou sendo insuficiente para manter qualquer possibilidade de permanência direta na Primeira Divisão. Por isso, o rebaixamento passou a depender exclusivamente do julgamento que ocorre nesta quinta-feira (5), às 18h30, no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN), ligado à Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).
Clube tenta reverter punição
O clube perdeu 18 pontos após a Federação Norte-rio-grandense baixar um ato administrativo apontando a escalação irregular do lateral-direito Elias, que possuía contrato amador. Diante disso, o América passou a ocupar a última colocação do campeonato. No entanto, a diretoria acredita na reversão da decisão e aposta na defesa jurídica para tentar recuperar os pontos perdidos.
Caso o TJD acolha o recurso e devolva os 18 pontos, o cenário muda completamente. Nesse caso, o América assume a vice-liderança do Campeonato Potiguar, com 14 pontos, ficando atrás apenas do ABC no saldo de gols. Assim, o clube não apenas escaparia do rebaixamento, como também entraria na briga direta pelo título estadual.
LEIA TAMBÉM: Álvaro Dias confirma Babá Pereira como vice em pré-candidatura ao Governo do RN
