Economia

Crescimento empresarial no RN avança 30,5% em 2025

Foto: Raiane Miranda

O crescimento empresarial no Rio Grande do Norte marcou 2025 com um dos melhores desempenhos dos últimos anos. O estado encerrou o período com saldo positivo de 22.969 novas empresas, o que representa um avanço de 30,5% em comparação com 2024, segundo dados oficiais divulgados pelo governo estadual.

De acordo com o Boletim Empresarial elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Junta Comercial do Estado, o crescimento empresarial reflete um ambiente de negócios mais dinâmico. Além disso, os números indicam aumento da formalização e fortalecimento da atividade empreendedora em todas as regiões potiguares.

O avanço foi impulsionado principalmente pelos microempreendedores individuais (MEIs), responsáveis por um saldo de 18.859 empresas, consolidando-se como o principal motor de crescimento do tecido empresarial potiguar. Também registraram saldos positivos as microempresas (+2.155), empresas de pequeno porte (+1.375) e empresas de maior porte (+580), demonstrando expansão generalizada entre os diferentes perfis empresariais.

De acordo com a SEDEC, os resultados refletem a consolidação de um ambiente favorável à abertura e manutenção de negócios, com impacto direto na diversificação produtiva, na geração de renda e na movimentação do mercado local.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Serviços lideram expansão econômica

A análise setorial mostra que 75% do saldo empresarial em 2025 concentrou-se no setor de serviços, reafirmando seu papel como principal eixo da economia potiguar. O comércio respondeu por 14% do crescimento e a indústria por 11%, evidenciando uma expansão mais gradual, porém consistente, da base produtiva.

Entre os segmentos com maior dinamismo destacam-se Transporte, Armazenagem e Correio (+3.296 empresas); Comércio (+3.278); Atividades Administrativas e Serviços Complementares (+2.962), além de serviços profissionais, alojamento e alimentação, educação e saúde. O desempenho aponta para fortalecimento da cadeia logística, do turismo, dos serviços especializados e das atividades voltadas ao consumo interno.

LEIA TAMBÉM: Jovem baleado no Planalto não resiste e morre dentro da ambulância do SAMU

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

Três acidentes com motocicletas registrados em Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte, mobilizaram o Corpo de Bombeiros Militar  (CBMRN) nesta...

Tecnologia

A dificuldade em diferenciar uma voz humana de um áudio criado por tecnologia tem aumentado o uso de voz clonada por inteligência artificial no...

Cidades

O novo desconto social de energia passou a valer no Rio Grande do Norte desde o início deste ano e ampliou o número de...

Polícia

A Polícia Federal deflagrou a Operação Pleonexia II, na manhã desta quinta-feira (5) com o objetivo de desarticular um núcleo especializado em lavagem de dinheiro...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile