O espetáculo GALO, solo do artista potiguar Thasio Igor, será apresentado em Natal nesta sexta e sábado (6 e 7 de fevereiro), às 19h, no Complexo Cultural da UERN. Com entrada gratuita e ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão, a montagem propõe uma experiência cênica marcada por tensões entre memória e silenciamento, eixo central da obra que investiga apagamentos históricos e a construção das narrativas sobre o que é lembrado o que é esquecido.
A obra surge de uma pesquisa histórica iniciada em 2020, conectada a memórias de infância do artista. “Nesse período, conectei minhas lembranças afetivas de infância com a argila às memórias coletivas de São Gonçalo do Amarante. O ponto de partida foi a investigação da Chacina de Barreiros, ocorrida em 1997, para refletir sobre como a memória de um lugar é construída e por quem ela é narrada”, afirma Thasio Igor.
O amadurecimento da pesquisa conduziu o trabalho a um campo crítico sobre os monumentos que moldam a memória coletiva, consolidando-se na tensão entre documento histórico e monumento. A partir da ótica de Jacques Le Goff, a obra questiona os silenciamentos impostos por narrativas coloniais.
A simbologia central surge a partir do Galo Branco de São Gonçalo do Amarante, artefato da cerâmica e do folclore potiguar, reinterpretado criticamente para além de sua função decorativa. A obra revela, assim, as escolhas políticas que atravessam os processos de monumentalização da cultura.
“A incorporação do Galo como símbolo permite refletir sobre a monumentalização da cultura e sobre as escolhas políticas que definem o que deve ser lembrado ou esquecido”, explica o artista. Ao utilizar o corpo como testemunho e fabulação, GALO articula estética e política para enfrentar apagamentos históricos e imaginar futuros.
A peça GALO foi criada com recursos do Edital de Fomento ao Teatro, da Política Nacional Aldir Blanc, e conta ainda com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Gonçalo do Amarante, Redemais, Lucgraf Editora Gráfica e do Teatro Municipal Prefeito Poti Cavalcanti.
SERVIÇO
Espetáculo GALO
6 e 7 de fevereiro – Complexo Cultural da UERN – Natal
Horário: 19h
Ingressos: Gratuitos, com distribuição no local uma hora antes da apresentação
