“O Agente Secreto” superou nessa quinta-feira (5) a marca de 2 milhões de espectadores nos cinemas brasileiros. O total de ingressos vendidos no país até o momento desde a estreia do filme, em 6 de novembro de 2025, corresponde a uma arrecadação de mais de R$ 44 milhões, segundo estimativa do site Filme B, referência em mercado de cinema no Brasil.
Diretor do filme, o pernambucano Kleber Mendonça Filho comemorou o feito em postagem nas redes sociais:
“Lembro que em 2013 eu teria ficado chateado se ‘O Som ao Redor’ tivesse sido visto por 20 mil espectadores, terminou fazendo 100 mil. Cada filme tem uma conquista e alegria diferentes”, escreveu, citando o “pequeno lançamento” de seu primeiro longa-metragem de ficção, também distribuído pela Vitrine Filmes.
Além de “O Som ao Redor” (2012) e “O Agente Secreto” (2025), a carreira do cineasta em longas inclui “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019), também de ficção, e os documentários “Crítico” (2008) e “Retratos Fantasmas” (2023).
“O Agente Secreto” disputa o Oscar 2026 em quatro categorias: melhor filme (produtora Emilie Lesclaux, companheira de Mendonça Filho), melhor filme internacional, melhor ator (Wagner Moura) e melhor direção de elenco (Gabriel Domingues), prêmio que estreia na 98ª edição. A cerimônia de entrega das estatuetas será em 15 de março, em Los Angeles.
O Brasil também está representado na lista de indicados com o paulista Adolpho Veloso, que concorre em melhor fotografia pelo filme norte-americano independente “Sonhos de Trem”.
