O ano letivo de 2026 teve início nesta segunda-feira (9) na Rede Municipal de Ensino de Natal, com a recepção de mais de 50 mil estudantes matriculados nas unidades escolares. A abertura oficial foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação, em um evento que marcou o começo das atividades pedagógicas em toda a rede. A cerimônia aconteceu na Escola Municipal Professor Antônio Severiano de Araújo, localizada no Conjunto Pirangi, no bairro Neópolis, na zona Sul de Natal.
A Rede Municipal de Ensino de Natal é composta por 74 Centros Municipais de Educação Infantil e 73 Escolas de Ensino Fundamental, somando 147 unidades de ensino. O público atendido na Educação Infantil inclui 6.313 crianças na etapa creche, 8.742 na pré-escola e 32.892 no Ensino Fundamental. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) segue com 2.166 matriculados. Os números foram contabilizados pelo sistema e-Cidade na manhã desta segunda-feira (9).
A vice-prefeita Joanna Guerra destacou a importância do início do ano letivo para o futuro das crianças e adolescentes de Natal. “Começamos o ano letivo com a entrega da reforma da E. M. Prof. Antônio Severiano e, ao mesmo tempo, iniciamos um amplo diálogo com a comunidade escolar, pais, estudantes e gestores, conversando sobre o ano letivo que se inicia em 2026 com o município entregando obras. A gestão do prefeito Paulinho Freire vem fortalecendo as unidades de ensino, modernizando, climatizando, promovendo acessibilidade e trabalhando a inclusão junto às famílias atípicas. Estamos cada vez mais melhorando a merenda escolar e vamos entregar o fardamento, ressaltando a importância que a Educação tem para a cidade de Natal e para a transformação dos estudantes, proporcionando um caminho de aprendizado e crescimento para todos”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Hemonorte realiza parceria para reforçar estoque de sangue no Carnaval
O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, ressaltou que a Prefeitura do Natal dá início ao Ano Letivo de 2026 com uma agenda marcada por avanços, investimentos estruturantes e políticas públicas voltadas à ampliação do acesso, à valorização dos profissionais da educação e à melhoria da qualidade do ensino ofertado aos estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Estamos iniciando com 50 mil estudantes nas salas de aula. Mais um ano de conquistas e realizações, em que mantivemos a Fila Zero, sem demanda reprimida e sorteio de vagas. Iniciamos com a Jornada de Educação (Jenat) e vimos o entusiasmo dos professores e gestores da Rede, que, nesta última semana, realizaram seus Planejamentos Pedagógicos Coletivos (PPC), somando aos nossos investimentos em livros didáticos, laboratórios de Ciências, Matemática, Robótica e Informática. Além dos 710 professores efetivos aprovados no último concurso, também chamaremos mais 300 professores e 274 professores temporários, totalizando 1.284 docentes que irão fortalecer a Rede em 2026”, ressaltou Fernandes.






















































