Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Em Mixtape Pirata, BaianaSystem navega seu navio sonoro pelos portos da América Latina

A força da música e da cultura da América Latina no centro do mundo por meio da arte. Essa é uma das bandeiras levantadas por Mixtape Pirata – volume 01, novo trabalho do BaianaSystem, lançado em 4 de fevereiro nas plataformas digitais.

Mixtape reúne oito faixas, entre músicas inéditas e releituras de canções já conhecidas do grupo liderado por Russo Passapusso, como Forasteiro e Lucro (Descomprimido). O repertório foi construído a partir de uma escuta contemporânea do som das fanfarras, tradição sonora profundamente ligada à música latino-americana.

Marcadas pelo encontro entre percussão e instrumentos de sopro, as fanfarras atravessam a história musical do nosso continente. Inicialmente associadas a contextos militares de disciplina colonial, foram sendo apropriadas pelos pelos povos originários e africanos ao longo do tempo, dando origem e se integrando a ritmos como o axé, o frevo, a cumbia, a chicha andina e o carnavalito, entre outros. Sempre como música coletiva, feita para a rua, para o deslocamento e para o encontro.

Em Mixtape Pirata, essa herança não surge como citação nostálgica ou engessada. O BaianaSystem funde essa tradição com referências urbanas contemporâneas, como o dub, os samples eletrônicos, o Sound System, o hip hop e o rap, além de colaborações que ampliam o alcance do disco, como o duo Tropkillaz, a cantora chilena Claudia Manzo, o produtor RDD e do coletivo Superjazz.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Mais uma vez, o “Baiana” busca o ponto em que a música popular de rua encontra a cidade hiperconectada. A diferença está no foco: ainda mais explícito e temperado com o entendimento da América Latina como território cultural e simbólico. O trabalho soa novo e familiar ao mesmo tempo, reconhecível para quem acompanha a trajetória da banda, mas desbravador de novos deslocamentos. É um disco que faz mais sentido em movimento, como um bloco de carnaval que segue pela avenida em meio a um mar de gente.

Ao concluir esse percurso, o BaianaSystem reafirma uma ideia central de sua obra: a música como espaço compartilhado, atravessado por história, tecnologia e corpo. Um som que não se contenta em ser apenas ouvido. Precisa ocupar.

:: Mixtape Pirata, Vol. 1 – faixa a faixa
1 – Fanfarra Pirata (03:10)
2 – Forasteiro (Versão Fanfarra) (04:03)
3 – Pra Armandinho (03:57)
4 – Continuar (com Tropkillaz & Claudia Manzo) (02:54)
5 – Beto e Ágatha (02:09)
6 – Jahzz Revolta (com Coletivo Superjazz) (08:20)
7 – Lucro (Descomprimindo) (Versão Fanfarra) (04:23)
8 – Fanfarra Pirata (RDD REMIX) (com RDD) (02:35)

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO