O Carnaval de Caicó ganhou destaque nesta segunda-feira (16) com a presença da governadora Fátima Bezerra, que participou da programação. Reconhecido como Patrimônio Imaterial do Rio Grande do Norte desde 2024, o evento consolida-se como a maior festa popular do interior potiguar e como um dos principais motores econômicos da região do Seridó.
A comemoração, que este ano espera receber cerca de 60 mil visitantes/dia, conta com investimentos do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), especialmente na área da segurança. O aporte de RS 10 milhões para as comemorações por todo o RN, também possibilitou um efetivo extra de 189 Policiais Militares/dia no município, garantindo a brincadeira e a proteção dos foliões em todos os dias da festa.
“Estamos fazendo um dos Carnavais mais bonitos do Nordeste. Mais bonito no sentido da participação popular. Isso é o que dá o maior brilho ao Carnaval de Caicó. É o Carnaval do povo”, afirmou Fátima Bezerra.
LEIA TAMBÉM: Arrasta Kenga reúne multidão em São Paulo do Potengi, nesta terça tem Mela-Mela na Barragem
O prefeito de Caicó, Dr Thadeu, elogiou o empenho e a atenção da governadora Fátima Bezerra, com a proteção aos foliões. “Se não fosse o apoio do governo do estado, nada disso seria possível. Desde a organização das forças de segurança, Caicó, ao longo dos anos, conquistou esse título de ser um carnaval seguro”, disse.
Para 2026, o setor cultural do Carnaval potiguar também conta com um aporte financeiro robusto: O executivo estadual e a Secretaria Estadual da Cultura (Secult) estão investindo R$ 15 milhões em incentivos via Lei Câmara Cascudo (41% a mais que em 2025). O montante é utilizado para garantir a infraestrutura da festa pelo Estado, além dos shows gratuitos para os foliões.
Durante o carnaval no Rio Grande do Norte, 8 mil agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Penal, com apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal estarão se revezando para garantir a segurança dos foliões. A Polícia Militar é a força que conta com o maior efetivo nas ruas. A corporação empregará um total de 7.000 policiais para atuar nas festividades.
LEIA TAMBÉM: ABC e América estreiam no dia 24 pela Copa do Brasil






















































