A Unidos do Viradouro é a grande vencedora do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro. Com o enredo Pra Cima, Ciça!, a escola homenageou a trajetória de Moacyr da Silva Pinto (Mestre Ciça), um dos nomes mais importantes da história do samba. Dezessete anos após deixar o posto de rainha de bateria da escola, a atriz Juliana Paes retornou à agremiação, com destaque na apresentação. O desfile aconteceu no sambódromo da Marquês de Sapucaí.
A volta de Juliana Paes
O convite para a atriz selou um retorno que também foi movido pelo afeto: Juliana honrou o desejo de seu pai, Carlos Henrique Paes, falecido há um ano, que sonhava em vê-la novamente à frente dos ritmistas.
Juliana brilhou vestida dos pés à cabeça, com uma fantasia produzida pela Dolce&Gabbana. Foi a primeira vez que a marca de luxo italiana fez uma peça para o Carnaval brasileiro. A vestimenta, batizada de “Brilho Eterno da Rainha”, foi assinada pessoalmente por Domenico Dolce e Stefano Gabbana. Exigiu 250 horas de trabalho, com a perícia de 13 artesãos.
Ver essa foto no Instagram
Enredo homenageou Mestre Ciça e emocionou o público
Durante a apresentação, Mestre Ciça percorreu a avenida com auxílio de cadeira de rodas e escolta de motos e voltou à concentração a tempo de comandar a bateria.
Na reta final do desfile, a escola repetiu uma ideia criada pelo próprio homenageado em 2007 e voltou a colocar a bateria sobre uma alegoria.
Desta vez, a estrutura foi montada sobre chassis de um caminhão-cegonha e de um ônibus, formando um carro de aproximadamente 25 metros de comprimento.
Viradouro chega ao quarto título no Grupo Especial
Com a vitória deste ano, a Viradouro alcança o seu quarto campeonato no Grupo Especial, somando os títulos de 1997, 2020, 2024 e agora 2026.
A conquista também consagra a trajetória de Mestre Ciça, que iniciou sua história no carnaval ainda na década de 1970 e comandou baterias de diversas escolas do Rio de Janeiro.
A homenagem relembrou passagens por agremiações tradicionais, como:
Estácio de Sá;
União da Ilha do Governador;
Acadêmicos do Grande Rio;
Unidos da Tijuca.
Integrantes históricos dessas escolas participaram da apresentação que celebrou a trajetória do mestre.
Apuração foi decidida no último quesito
Entre as favoritas ao título estavam Imperatriz Leopoldinense, Beija-Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Salgueiro e Unidos de Vila Isabel.
A Imperatriz foi a primeira a se distanciar da disputa, ao perder décimos no quesito comissão de frente.
Na sequência da leitura das notas, Viradouro, Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel seguiram empatadas após os quesitos bateria e mestre-sala e porta-bandeira.
No entanto, as notas de alegorias e adereços deixaram Beija-Flor e Salgueiro para trás.
Viradouro e Vila Isabel passaram a dividir a liderança até que, no quesito harmonia, a escola de Niterói abriu vantagem.
Em fantasias, a Viradouro chegou a receber um 9,9, mas a nota foi descartada por ser a menor do quesito.
No último quesito, samba-enredo, a escola confirmou mais uma nota máxima e garantiu o título do Carnaval 2026.
Resultado final da apuração do Carnaval 2026
De acordo com o quadro oficial divulgado na apuração, a classificação final do Grupo Especial ficou da seguinte forma:
Unidos do Viradouro – 270,0 pontos
Beija-Flor de Nilópolis – 269,9 pontos
Unidos de Vila Isabel – 269,9 pontos
Acadêmicos do Salgueiro – 269,7 pontos
Imperatriz Leopoldinense – 269,4 pontos
Estação Primeira de Mangueira – 269,2 pontos
Unidos da Tijuca – 268,7 pontos
Acadêmicos do Grande Rio – 268,7 pontos
Paraíso do Tuiuti – 268,5 pontos
Portela – 267,9 pontos
Mocidade Independente de Padre Miguel – 267,4 pontos
Acadêmicos de Niterói – 264,6 pontos
Com 270 pontos, a Viradouro garantiu o título de campeã do Carnaval 2026, abrindo um décimo de vantagem sobre Beija-Flor e Vila Isabel, que empataram na segunda colocação.






















































