Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Serviço Militar Feminino: selecionadas devem comparecer até sexta-feira para seleção complementar

Serviço Militar Inicial Voluntário Feminino 2025: mulheres de 18 anos selecionadas devem comparecer até sexta-feira para a seleção complementar.
Foto: Exército Brasileiro/divulgação

As mulheres de 18 anos, de todo o país, selecionadas para o Serviço Militar Inicial Voluntário Feminino 2025 precisam comparecer até esta sexta-feira (20) para a etapa de seleção complementar. Cada candidata deve consultar o site oficial do alistamento para verificar a data, o horário e a unidade militar onde deverá se apresentar. O acesso é feito por meio da plataforma Gov.br.

Etapa inclui exames e entrevistas

Nesta fase, são avaliados requisitos considerados básicos para a formação militar. Entre eles, estão exames clínicos, entrevistas complementares e análise do preparo físico das candidatas. Além disso, esta é a quarta e última etapa antes da entrada oficial das selecionadas na vida militar.

O processo é realizado pela segunda vez na história do país.

Incorporação ocorre em dois períodos

A incorporação das militares está prevista para dois momentos neste ano: de 2 a 6 de março e de 3 a 7 de agosto. Na Marinha do Brasil, as mulheres ingressarão como marinheiro-recruta. Já no Exército Brasileiro e na Força Aérea Brasileira, a incorporação será como soldado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Homens e mulheres incorporados após o alistamento não possuem estabilidade no serviço militar.

Ainda assim, todos passam a ter os mesmos direitos e deveres durante o período de serviço.

Vagas para mulheres nas Forças Armadas

Inicialmente, são oferecidas 1.467 vagas para mulheres voluntárias, sendo:

  • 157 vagas na Marinha;

  • 1.010 vagas no Exército;

  • 300 vagas na Força Aérea.

As oportunidades estão distribuídas em 51 municípios, em unidades militares das três Forças, localizadas em 13 estados e no Distrito Federal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em 2025, cerca de 34 mil mulheres se inscreveram voluntariamente para o recrutamento.

Já o alistamento masculino permanece obrigatório para quem completa 18 anos. Neste ano, foram registrados 1.029.323 alistamentos de homens.

Historicamente, as mulheres só ingressavam nas Forças Armadas por meio de concursos para sargentos ou oficiais, de nível técnico ou superior.
Desde 2025, no entanto, elas passaram a poder entrar também como recrutas, na base das três Forças.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

Uma operação de resgate da Marinha do Brasil, coordenada pelo Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Nordeste, o Salvamar Nordeste,  socorreu um tripulante...

Governo

O consumo de conteúdos digitais via streaming tornou-se parte indissociável do cotidiano moderno, transformando a maneira como as pessoas se divertem e se informam....

Brasil

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem facilitado a vida de pais que desejam abrir conta bancária para filhos menores de idade. Dados divulgados...

Emprego

A Marinha do Brasil abriu inscrições para um processo seletivo com 82 vagas destinadas a profissionais de nível fundamental e médio técnico, que desejam...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO