O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) começou 2026 com o pé direito na missão de proteger o cidadão e garantir relações de consumo justas em todo o estado. No primeiro mês do ano, as equipes de fiscalização percorreram diversas regiões potiguares para verificar o correto funcionamento de instrumentos de medição e a conformidade de produtos comercializados.
Entre os dias 1º e 31 de janeiro, foram verificados 1.742 instrumentos de medição em estabelecimentos de Natal, Região Metropolitana, Mossoró, e em municípios das regiões do Mato Grande, Seridó, Trairi e Oeste. O objetivo da ação foi assegurar que equipamentos como balanças, bombas de combustível, cronotacógrafos, entre outros instrumentos, operem dentro dos padrões estabelecidos, prevenindo prejuízos tanto para o consumidor quanto para o comerciante honesto.
Veja o total de instrumentos vistoriados
Do total de instrumentos vistoriados, 939 foram cronotacógrafos, 475 balanças comerciais e 161 bombas de combustível. A fiscalização também alcançou 34 esfigmomanômetros (aparelhos de pressão arterial), 21 taxímetros e 20 radares de velocidade, entre outros equipamentos. Cerca de 2% dos itens apresentaram irregularidades, com destaque para problemas em balanças e cronotacógrafos. Nos casos nos quais o mau funcionamento poderia causar prejuízo ao consumidor, os equipamentos foram interditados e os estabelecimentos autuados, ficando sujeitos a multa.
O Ipem-RN também participou durante o mês de janeiro da Operação Verão 2026 do Governo do Estado com foco na fiscalização de cronotacógrafos e taxímetros no litoral potiguar. As ações ocorrem em pontos como Via Costeira e Rota do Sol, em parceria com o CPRE, garantindo segurança no transporte e corridas justas para os passageiros.
LEIA TAMBÉM: Acidente fatal: moto é prensada por micro-ônibus na Av. João Medeiros Filho
