O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deve aprovar o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina. A proposta, portanto, eleva o índice atual de 30% para 32%.
A votação está prevista para esta quarta-feira (24), segundo o governo federal. Além disso, a declaração ocorreu durante agenda em Mato Grosso no fim de semana.
Alckmin afirmou que a mudança pode reduzir o preço da gasolina. Ao mesmo tempo, ele destacou efeitos ambientais e econômicos da medida.
Gasolina com etanol pode ter nova mistura aprovada
O vice-presidente explicou que a proposta integra a Lei do Combustível do Futuro. Dessa forma, o marco regula a transição energética no Brasil e amplia o uso de fontes renováveis.
O governo já havia ajustado a mistura de etanol na gasolina em junho de 2025. Na ocasião, a mudança elevou o índice de 27,5% para 30%, que entrou em vigor em agosto.
Com a nova proposta, o país pode chegar a 32% de etanol na gasolina. Além disso, segundo Alckmin, a medida estimula a agroindústria e fortalece o uso de biocombustíveis.
Governo também destaca impacto no biodiesel
Alckmin também comentou o uso de biodiesel no país. Segundo ele, o índice atual está em 15% no diesel.
O vice-presidente afirmou que o percentual já foi menor em gestões anteriores. Nesse contexto, ele citou queda para 10% no período anterior e, posteriormente, retomada do aumento.
O biodiesel no Brasil utiliza matérias-primas como soja, dendê e mamona. Assim, o governo defende que o modelo reduz emissões e fortalece a cadeia produtiva.
CNPE reúne ministros e define políticas energéticas
O Conselho Nacional de Política Energética é presidido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Além disso, o grupo reúne 17 ministros e representantes de órgãos do setor.
Entre os membros estão as pastas da Fazenda, Casa Civil e Relações Exteriores, bem como a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
A decisão sobre a nova mistura de etanol deve ocorrer na próxima reunião do colegiado.
