A Prefeitura de Natal decretou ponto facultativo para a próxima segunda-feira (29), em razão das comemorações do Dia de São Pedro. A medida segue o calendário oficial da administração pública municipal e está prevista no Decreto nº 13.643, publicado em 30 de dezembro de 2025.
O ponto facultativo valerá para os órgãos e entidades da administração pública municipal direta, indireta, autárquica e fundacional. Além disso, a data integra tradicionalmente o calendário da capital potiguar por causa da importância cultural e religiosa das festividades juninas.
Serviços essenciais continuam funcionando
Apesar da suspensão do expediente em grande parte dos órgãos públicos, a Prefeitura manterá o funcionamento dos serviços considerados essenciais.
Dessa forma, as áreas de saúde, segurança, fiscalização e outros serviços indispensáveis à população seguirão operando normalmente ou em regime especial, conforme a organização de cada secretaria municipal.
Além disso, equipes responsáveis por atendimentos de urgência e demais atividades essenciais permanecerão em funcionamento durante o ponto facultativo.
Atendimento será retomado na terça-feira
O atendimento ao público nos órgãos municipais ficará suspenso durante a segunda-feira (29). No entanto, a Prefeitura informou que todos os serviços administrativos voltarão a funcionar normalmente na terça-feira (30).
Assim, os cidadãos que necessitarem de atendimento presencial deverão procurar os órgãos municipais a partir da retomada do expediente regular.
Ponto facultativo integra calendário oficial
O decreto que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos da administração municipal definiu antecipadamente a suspensão do expediente no Dia de São Pedro.
Por isso, a medida faz parte da programação oficial do município para 2026 e acompanha uma tradição ligada às celebrações juninas, que possuem forte presença cultural em Natal e em todo o Rio Grande do Norte.
