A Polícia Militar do Rio Grande do Norte excluiu dois policiais militares envolvidos no caso conhecido como “Viatura do Mal”. A corporação publicou a decisão no Boletim Geral da última segunda-feira (22). Dessa forma, encerrou a etapa administrativa iniciada após a Operação Novos Rumos.
Os dois cabos já estavam reformados. Agora, eles deixam oficialmente os quadros da corporação. No entanto, a Polícia Militar não divulgou os nomes dos militares. Além disso, também não informou se outros procedimentos administrativos continuam em andamento.
Operação investigou esquema de corrupção
O Ministério Público do Rio Grande do Norte deflagrou a Operação Novos Rumos em 2015. A investigação teve como alvo policiais da viatura 924 do 9º Batalhão, responsável pelo patrulhamento da Zona Oeste de Natal.
Segundo os investigadores, os agentes integravam um esquema de corrupção. Além disso, o grupo também praticava furtos, tortura, extorsão e facilitação do tráfico de drogas na Região Metropolitana de Natal.
Por isso, o Ministério Público denunciou 15 policiais militares pelos crimes investigados.
Escutas revelaram conversas durante o patrulhamento
Durante a apuração, as equipes realizaram interceptações telefônicas. Além disso, instalaram equipamentos de gravação na própria viatura utilizada pelos policiais.
As gravações registraram conversas entre os agentes durante o serviço. Em alguns momentos, eles comentavam práticas ilegais. Também discutiam situações relacionadas às abordagens realizadas nas ruas.
Enquanto isso, os investigadores reuniram relatos de suspeitos que afirmaram ter conseguido a liberdade após pagar dinheiro ou entregar alimentos e outros bens apreendidos.
Caso terminou com prisões e condenações
Como resultado das investigações, a Justiça expediu 12 mandados de prisão. Em seguida, equipes do Bope e do BPChoque cumpriram as determinações judiciais.
Posteriormente, em 2019, a Justiça condenou seis policiais militares pelos crimes apurados. As condenações resultaram no cumprimento de penas de prisão.
Por fim, a exclusão dos dois cabos representa mais uma etapa concluída no caso. Dessa maneira, a Polícia Militar encerra o processo administrativo contra os dois ex-integrantes da corporação.
