Política

Alckmin culpa “maus brasileiros” por tarifaço dos EUA

Alckmin culpa "maus brasileiros" pelo tarifaço dos EUA e afirma que o governo Lula negocia para reduzir os impactos da medida

Alckmin culpa “maus brasileiros” por tarifaço dos EUA

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta sexta-feira (26) que “maus brasileiros” atuaram contra o país antes da decisão dos Estados Unidos de impor um tarifaço dos EUA de 25% sobre produtos brasileiros. Segundo ele, essas pessoas agora tentam minimizar os efeitos da medida.

“São maus brasileiros que trabalharam contra o Brasil e agora estão tentando remediar o estrago que foi feito”, declarou Alckmin durante um evento na Zona Sul de São Paulo.

A declaração representa uma crítica indireta a integrantes da família Bolsonaro. O governo federal atribui aos aliados do ex-presidente parte do desgaste nas relações entre Brasil e Estados Unidos.

Tarifaço dos EUA e troca de mensagens

A fala de Alckmin ocorreu após a divulgação de uma troca de cartas entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). No documento, o parlamentar pede que o governo norte-americano reconsidere a decisão de aplicar as novas tarifas sobre produtos brasileiros.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

No entanto, Rubio manteve a posição do governo dos Estados Unidos. Embora tenha demonstrado otimismo em relação ao posicionamento de Flávio Bolsonaro, o secretário afirmou que a investigação comercial identificou diferenças relevantes entre os dois países em vários temas econômicos. Por isso, o governo norte-americano decidiu manter as tarifas.

Enquanto isso, o governo brasileiro segue negociando alternativas para reduzir os impactos da medida sobre as exportações nacionais.

Governo amplia negociações comerciais

Durante o mesmo evento, Alckmin informou que o governo também busca reverter uma decisão da União Europeia. O bloco retirou o Brasil da lista de países considerados em conformidade com exigências sanitárias e regulatórias para exportações.

Segundo o vice-presidente, o governo elaborou um novo protocolo e pretende apresentá-lo às autoridades europeias até setembro. Dessa forma, o Executivo espera restabelecer a conformidade do Brasil com as regras do bloco.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além disso, Alckmin destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará ao Paraguai na próxima segunda-feira. O objetivo é iniciar negociações para um acordo de preferência tarifária entre Mercosul e Japão.

O vice-presidente acrescentou que o governo também mantém negociações com Canadá, Emirados Árabes Unidos, México e Índia. Assim, a estratégia busca ampliar mercados e fortalecer as exportações brasileiras.

As declarações ocorreram durante o evento “Conexões Produtivas – Oportunidades para a Indústria no Acordo Mercosul-União Europeia”, realizado nesta sexta-feira (26), em São Paulo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

O ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, afirmou nesta sexta-feira (26) que o governo brasileiro manterá a defesa do Pix durante a investigação...

Esportes

Japão e Suécia ficaram no 1 a 1 na noite desta quinta-feira (25), pela terceira e última rodada do Grupo F da Copa do Mundo. Com...

Brasil

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) divulgou nesta quinta-feira (25) um vídeo em que pede apoio à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro após o desgaste provocado por...

Mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou nesta quinta-feira (25) que conversou pela manhã com a presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, após...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile