Subiu para 589 o número de mortos em decorrência dos terremotos que atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24), informou o ministério da Saúde venezuelano na noite desta quinta-feira (25). No balanço anterior, eram 235 vítimas fatais. A pasta também atualizou o número de feridos para 4.300, ante 1.520 registrados no boletim anterior.
Dois cidadãos brasileiros estão entre os mortos, informou o Ministério das Relações Exteriores na noite desta quinta-feira. Em publicação nas redes sociais, o Itamaraty afirmou que presta assistência consular às famílias das vítimas, que não tiveram suas identidades divulgadas oficialmente.
Ao menos 250 edifícios foram danificados ou destruídos. O estado de La Guaira concentrou os danos mais severos, mas também houve destruição significativa em Caracas, onde vários prédios sofreram colapsos estruturais. A capital ainda registrou interrupções no fornecimento de energia, nas comunicações e na operação do aeroporto e do metrô.
Dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) indicam que o primeiro tremor teve magnitude 7,2, com epicentro a cerca de 21 km a oeste da cidade de Morón, na costa do Caribe. Cerca de um minuto depois, um segundo sismo, de magnitude 7,5, atingiu a mesma região.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a tragédia e ofereceu apoio ao governo venezuelano. Os Estados Unidos também anunciaram o envio de uma equipe de assistência em desastres, além de suprimentos médicos e humanitários. Argentina, Bolívia, Chile, Equador, El Salvador, México, Panamá e Uruguai, assim como Itália, Reino Unido, Catar e Índia, também ofereceram ajuda.
LEIA TAMBÉM: Lula fala com presidente da Venezuela após terremotos
Brasil enviou ajuda humanitária
Nesta quinta-feira, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que empregará uma aeronave KC-390 Millennium na missão humanitária organizada pelo Brasil para apoiar a Venezuela. A decolagem está prevista para esta sexta-feira (26), às 10h, da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, na Grande São Paulo.
A missão contará com uma equipe de busca e resgate urbano de nível pesado, formada por profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC/MIDR), militares dos Corpos de Bombeiros de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O grupo reforçará as operações de resgate, comunicação e apoio logístico nas áreas afetadas pelos tremores.
