Parreira tem piora clínica durante a internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro. O boletim médico divulgado neste sábado (27) informou que o ex-técnico da Seleção Brasileira, de 83 anos, será submetido a uma cirurgia na via aérea superior após apresentar complicações respiratórias.
Leia também
Raphinha fora da viagem para jogo contra o Japão
O hospital informou que o procedimento cirúrgico está previsto para o fim da tarde deste sábado. Além disso, a equipe médica destacou que, apesar da piora no quadro clínico, Carlos Alberto Parreira permanece estável, embora tenha precisado ser sedado novamente e voltado a respirar com auxílio de aparelhos.
Segundo o comunicado oficial, o ex-treinador segue sob acompanhamento intensivo e ainda não há previsão de alta hospitalar.
Parreira tem piora clínica após sinais de recuperação
Parreira está internado desde o dia 16 de junho por causa de um quadro de inflamação pulmonar. Nos últimos dias, o ex-técnico apresentava evolução positiva. Conforme boletim divulgado anteriormente, ele havia reduzido o nível de sedação e respondia aos estímulos da equipe médica, mesmo permanecendo na UTI em tratamento contra insuficiência respiratória aguda.
No entanto, o novo boletim confirmou uma piora no estado de saúde, exigindo a realização do procedimento cirúrgico. Dessa forma, a equipe médica optou por reforçar os cuidados intensivos enquanto acompanha a evolução do paciente.
Recentemente, o ex-chefe do departamento médico da Seleção Brasileira, José Luiz Runco, informou que Parreira enfrenta um quadro de pneumonia aguda. Essa condição agravou o comprometimento respiratório e contribuiu para a necessidade de internação prolongada.
Ex-técnico enfrenta tratamento desde 2023
Além dos problemas respiratórios atuais, Carlos Alberto Parreira enfrenta desde 2023 um linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Desde o diagnóstico, o treinador realiza acompanhamento médico contínuo.
Reconhecido como um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro, Parreira comandou a Seleção Brasileira na conquista do tetracampeonato mundial, na Copa do Mundo de 1994, disputada nos Estados Unidos. Ao longo da carreira, também dirigiu clubes e seleções nacionais em diferentes países, consolidando uma trajetória de destaque no futebol internacional.
