A Polícia Civil vai investigar o que teria motivado a morte de uma mulher de 57 anos após ter sido atacada por ao menos quatro cães, na última quinta-feira (15), no bairro da Bahia, em Penápolis (SP).
Luiza Pereira dos Santos, de 57 anos, estava sozinha na propriedade rural onde morava com o marido quando teria sido atacada pelos animais. O filho dela, de 35 anos, teria contado aos policiais militares e civis que atenderam a ocorrência, que no período da tarde ele havia saído para resolver alguns assuntos com o pai dele e deixou a mãe na propriedade, quando voltou para a casa, encontrou Luiza caída no chão, perto da porteira, muito machucada e cercada pelos cachorros, que vivem a cerca de 50 metros da casa dela.
Os animais, de acordo com o rapaz, estavam com manchas de sangue no peito. A vítima foi colocada no carro da família e levada para o hospital da cidade, mas uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros passava pelo mesmo caminho e parou para atender a ocorrência. A dona de casa recebeu os primeiros socorros, mas não resistiu e morreu na antes de chegar ao pronto-socorro.
No sítio, a Polícia Militar foi acompanhada pelo filho do casal. Alguns cães teriam sido presos e a área foi preservada para a equipe do Instituto de Criminalística fazer a perícia.
O corpo da vítima foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para o exame necroscópico.
A Polícia Civil também esteve na área do ataque. Alguns cães soltos e latindo para a equipe, de longe, foram flagrados.
O delegado plantonista decidiu registrar a ocorrência como omissão de cautela na guarda ou condução de animais e homicídio. Ele entendeu que o casal da propriedade vizinha, responsável pelos cachorros, permitiu que os animais escapassem e atacassem a vítima.