A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi reconhecida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como a instituição com melhor desempenho em governança em diversas áreas, incluindo Integridade, Gestão Orçamentária, Gestão de Pessoas, Aquisições, Tecnologia da Informação, Segurança da Informação, Sustentabilidade Ambiental e Social. O levantamento do TCU avaliou 387 organizações da administração pública federal, destacando a UFRN no topo do ranking.
Leia também:
Primavera dos Museus começa hoje com mais de 900 instituições
Nas áreas de gestão orçamentária, gestão de pessoas e sustentabilidade, a UFRN obteve nota máxima. O reitor José Daniel Diniz Melo atribuiu o reconhecimento ao compromisso da instituição com a excelência acadêmica e administrativa. “Para a UFRN, ser apontada como a instituição com o melhor índice nacional demonstra nosso esforço diário em buscar excelência de gestão e oferecer a melhor educação à sociedade”, disse. O gestor lembrou que esse destaque na área da gestão vem junto com o reconhecimento no campo acadêmico, visto que, neste ano, a UFRN entrou para o seleto grupo das 25 universidades brasileiras consideradas de excelência pelo Ministério da Educação (MEC).
Severino Cesário de Lima, secretário de Governança Institucional da UFRN, explicou que a instituição vem aprimorando seus índices ao longo dos anos. Em 2021, a UFRN já havia alcançado o primeiro lugar entre as instituições federais de ensino e o terceiro geral na administração pública federal. “Desde 2019, com a criação da Secretaria de Governança Institucional (SGI), intensificamos o monitoramento de várias áreas, o que culminou no 1° lugar nacional em 2023”, ressaltou.
Lima também destacou outros aspectos da governança da UFRN, como a qualidade da liderança, a estratégia institucional e o trabalho de auditoria interna e gestão de riscos, que contribuíram para o bom desempenho da universidade.