Gabi Trajano (Avante) foi a entrevistada desta terça-feira (24) da sabatina do Jornal do Dia com os candidatos à Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. A candidata respondeu a perguntas sobre os temas geração de empregos, sobre sua apresentação como candidata de direita, mobilidade urbana, políticas para os idosos, segurança pública, turismo, políticas para pessoas com necessidades especiais e políticas para as mulheres.
Propostas para incentivar a geração de empregos
A candidata explicou que pretende levar para o município isentivos fiscais para as empresas poderem se instalar em São Gonçalo do Amarante e também a capacitação da mão de obra na cidade. “Infelizmente, em São Gonçalo hoje, não temos um ensino que prepare a população para o mercado de trabalho”, destacou.
Outra proposta de Gabi Trajano, é levar rede de hotelaria ao município. “Tem turistas que desembarcam no aeroporto, mas não permanecem no município, vão diretamente para Natal, pois é onde vão ficar instalados e também vão usufruir do litoral”, falou.
Candidata de direita
No tema livre, a apresentadora Micarla de Sousa lembrou que Gabi se apresenta como sendo a candidata de direita e questionou se, para ela, os outros dois candidatos, Eraldo Paiva (PT) e Jaime Calado (PSD), seriam ambos de esquerda.
Para ela, não há como separar os outros dois candidatos. “Tanto faz votar em Eraldo, ou votar em Jaime, é votar no PT, é votar na esquerda, porque os dois sempre estiveram juntos”, respondeu.
Mobilidade urbana e transporte público
Uma das prioridades, segundo Gabi Trajano, caso seja eleita, será a implementação do transporte público acessível para todas as comunidades.
Outra prioridade será a implementação da pavimentação.
Políticas públicas para a população idosa
A candidata planeja implantar o Centro Dia. De acordo com ela, os idosos poderão passar o dia nesse local, onde terão acesso às atividades interativas.
Segurança pública
Gabi afirmou que cogita aumentar o efetivo da Guarda Municipal em São Gonçalo do Amarante com a realização de concurso público.
Ela planeja ainda integrar os serviços da Guarda com a Polícia Militar para assegurar maior cobertura na segurança cidade.
Incentivos para o turismo
Para ela, os investimentos no turismo devem começar por obras de infraestrutura na cidade, sem esquecer de incentivar os artistas locais, incluindo o artesanato.
Outra proposta é a implementação da rota turística na cidade, para que o turista, ao desembarcar no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, possa permanecer na cidade. “A gente vai fazer um planejamento para se ter uma rota cultural”, explicou.
Políticas para pessoas com necessidades especiais
A candidata visa implantar um Centro Especializado na cidade para Autistas, um local com multiprofissionais para atendimento às crianças atípicas, além de melhorias no transporte para a acessibilidade da população e o ensino de inclusão.
Políticas para as mulheres
Gabi explicou que cogita criar vagas de emprego voltadas para as mulheres do município. “Sabemos que existe um alto índice de mulheres que estão desempregadas que são mães e elas tem uma necessidade diária que não pode ser atendida como deveria”, disse.
Assista
Eraldo Paiva (PT) será o entrevistado desta quarta-feira (25) encerrando a rodada de entrevistas do Jornal do Dia com os candidatos à Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.