A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entregou, nesta quarta-feira (18), os 108 lenços e 39 cabelos arrecadados durante a campanha Outubro Rosa, realizada dentro das ações do Mês do Servidor 2024. O material foi doado à Liga Contra o Câncer, onde as representantes da UFRN distribuíram lenços e toucas aos pacientes em tratamento de quimioterapia.
“Foi muito gratificante fazer a entrega e deixar uma palavra de esperança para eles”, compartilhou a servidora da Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS/UFRN), Franciane Lima, que atua na Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT). O mesmo sentimento é compartilhado pela representante do Comitê Gestor Viver em Harmonia, Nireide Cardoso, uma das responsáveis pela sensibilização dos servidores da UFRN para participar da doação. O Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), unidade onde Nireide trabalha, foi a que mais contribuiu com a ação solidária.
“Vimos a felicidade das pessoas em receber um lenço. Sempre contribuí com a campanha e quero contribuir com as próximas que virão”, afirmou a servidora. A arrecadação de lenços e cabelos faz parte das ações do Mês do Servidor da UFRN desde 2018, como forma de estimular a solidariedade entre a comunidade universitária. A servidora da Divisão de Atenção à Saúde (DASA) da DAS, Luciana Eduardo, complementa que a iniciativa ainda trabalha a humanização e a atenção com o próximo.
De acordo com a coordenadora de Humanização e Voluntariado da Liga, Waldheluce Campos, as doações são importantes para elevar a autoestima das pacientes em tratamento de câncer, que enfrentam a queda de cabelo no decorrer da quimioterapia. O período após a campanha Outubro Rosa se configura como o de maior recebimento de lenços e cabelos na Liga, onde o material é organizado para ser entregue no decorrer do ano inteiro.
Além da ação solidária, o Outubro Rosa na UFRN contou com a realização de mamografias, cujos laudos estão disponíveis para recebimento na DAS.