Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Mundo

Juiz bloqueia ordem de Trump que restringe direito de cidadania nos EUA

Medida de Trump causou contestações judiciais | Reprodução

O juiz federal John Coughenour, de Seattle (EUA), barrou temporariamente, na quinta-feira (6), a ordem executiva do presidente Donald Trump que encerra a garantia constitucional de cidadania por nascimento. Pelo decreto, assinado pelo republicano em janeiro, o direito se aplica apenas a filhos de residentes permanentes legais no país.

A decisão atendeu a ações movidas por quatro estados e um grupo de direitos de imigrantes. No veredito, Coughenour classificou a medida como inconstitucional e acusou Trump de ignorar o Estado de Direito, uma vez que a 14ª Emenda da Constituição prevê que qualquer pessoa nascida nos Estados Unidos é um cidadão.

“Ficou cada vez mais evidente que para nosso presidente o Estado de Direito é apenas um impedimento para seus objetivos políticos. O estado de direito é, segundo ele, algo para contornar ou simplesmente ignorar, seja para ganho político ou pessoal”, disse.

Coughenour não foi o primeiro a suspender temporariamente a ordem de Trump, que estava prevista para entrar em vigor a partir de 19 de fevereiro. Ao menos outros dois juízes federais fizeram o mesmo, alegando que, além da emenda constitucional, a jurisprudência da Suprema Corte consolida o direito à cidadania por nascimento.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O Departamento de Justiça, contudo, contestou as decisões. A pasta enfatizou que a medida determina que filhos de não cidadãos, como imigrantes ilegais ou turistas, não estão sujeitos à jurisdição do país e, portanto, agências federais não devem reconhecer a cidadania de crianças sem, pelo menos, que um dos pais seja norte-americano.

Ao todo, 22 estados, bem como outras organizações, entraram com ações para tentar impedir a ação executiva. Os grupos justificam que, se a norma entrar em vigor, afetará centenas de milhares de pessoas nascidas nos Estados Unidos, incluindo brasileiros, podendo criar uma subclasse de residentes essencialmente apátridas.

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

Durante um encontro realizado em Brasília na terça-feira (6), representantes do governo brasileiro rejeitaram uma sugestão dos Estados Unidos para rotular as facções criminosas...

Internacional

O governo Trump disse nesta segunda-feira (5) que vai pagar US$ 1 mil, mais custos de viagem, aos imigrantes ilegais nos Estados Unidos que...

Mundo

O Departamento de Estado dos Estados Unidos enviará uma delegação a Brasília nesta semana para participar de reuniões bilaterais com autoridades brasileiras. A comitiva será chefiada por David Gamble, chefe interino...

Mundo

Donald Trump tem a menor taxa de aprovação nos primeiros 100 dias de mandato de qualquer presidente nos últimos 80 anos nos Estados Unidos, segundo pesquisa Ipsos encomendada...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO