Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Senado aprova isenção de visto para turistas dos EUA, Austrália, Canadá e Japão

Foto: PF/Divulgação

O Senado Federal aprovou, na noite de quarta-feira (19), o projeto que dispensa a cobrança de visto para turistas dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão que desejarem visitar o Brasil. Agora, o texto segue para análise na Câmara dos Deputados.

De autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ), o projeto susta um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que obriga a volta da cobrança de visto para turistas dos países a partir de 10 de abril. O texto revoga um decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que havia derrubado a obrigatoriedade do documento para os viajantes.

Em justificativa, Lula disse que a isenção não teve resultados significativos – ou seja, não aumentou em grande escala o número de turistas no Brasil. O presidente sustentou ainda que a decisão é com base no princípio da reciprocidade, já que os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália exigem visto de brasileiros para entrarem nos países.

No plano, também estava incluído o Japão. Em agosto de 2023, contudo, o Brasil entrou em acordo com Tóquio e retirou, de forma recíproca, a exigência de visto. A isenção, já em vigor, tem validade inicial de três anos, e vale para viagens de até 90 dias.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Durante a votação no Senado, Portinho rebateu as declarações de Lula, afirmando que o princípio da reciprocidade não é impositivo pela Lei de Migração. Disse, ainda, que o processo burocrático da exigência de visto fazia com que os turistas deixassem de visitar o país, o que impactava os setores da economia diretamente envolvidos com turismo.

Para o senador, a volta da exigência iria contra os interesses do Brasil, criando burocracia para o turismo e consequentemente prejudicando estados e municípios.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), por sua vez, registrou voto contrário ao projeto. Na visão dele, a retirada da exigência de visto sinaliza uma “completa submissão a interesses externos”.

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

No dia 16 de setembro, o Mercosul acordo EFTA será formalizado no Rio de Janeiro durante a reunião de chanceleres do bloco, presidida pelo...

Política

O ex-presidente Jair Bolsonaro (Bolsonaro condenado golpe) passou a integrar a lista de 10 chefes de Estado condenados por golpe de Estado desde a...

Esportes

Superior do início ao fim, o Fluminense confirmou a classificação para a semifinal da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (10), no Maracanã, o Tricolor...

Internacional

O comentarista e ativista de extrema direita Charlie Kirk, aliado do ex-presidente Donald Trump, morreu nesta quarta-feira (10) após ser baleado durante um evento...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO