Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Internacional

Papa Francisco América Latina: legado inspira ação da Igreja no continente

Papa Francisco no Santuário Nacional de Aparecida - SP, em julho de 2013. Foto: Vatican Media

O Papa Francisco América Latina marcou profundamente a vida e a missão da Igreja no continente. Desde o início de seu pontificado, o primeiro Papa latino-americano mostrou atenção especial às realidades sociais, culturais e espirituais da região. Ao longo de sua trajetória, visitou o continente oito vezes, passando por dez países.

Leia também:
Conheça os possíveis sucessores do Papa Francisco

Durante essas visitas, Francisco deixou mensagens claras que encorajaram os fiéis a serem uma Igreja em saída, sensível às necessidades dos mais pobres e disposta a enfrentar os desafios atuais com fé e coragem.

O Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam) reconheceu o impacto de sua liderança em mensagem assinada por sua presidência. Para o órgão, Francisco foi um presente para toda a Igreja.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Impulso missionário e defesa da vida plena

Segundo o Celam, o Papa renovou o impulso missionário na região ao lembrar que Deus é misericórdia. Ele incentivou a acolhida de todos, sobretudo os que vivem nas periferias. Além disso, promoveu uma Igreja sinodal, próxima das pessoas e comprometida com a casa comum, ou seja, o cuidado com o meio ambiente.

O pontífice também impulsionou mudanças profundas. Reformou as estruturas do Vaticano, combateu abusos, incentivou o diálogo inter-religioso e promoveu a unidade entre cristãos. Também se destacou por abrir espaço às mulheres e escutar jovens, crianças e idosos.

Mesmo diante da incompreensão e da crítica, o Papa demonstrou paciência e fortaleza espiritual. Seu compromisso com os pobres, migrantes e explorados reforçou o ideal de uma Igreja viva, próxima e atuante.

Uma presença de Cristo na América Latina

Francisco incentivou a aplicação das conclusões da Conferência de Aparecida. Sob sua inspiração, a Igreja realizou a primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, processo sem precedentes de escuta e participação.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O Papa sempre escutou, aconselhou e incentivou os bispos e fiéis da região. Por isso, o Celam conclui que ele será lembrado como o Papa da misericórdia.

*Com informações do Vatican News

Notícias relacionadas

Mundo

O espaço aéreo da Venezuela voltou ao centro da crise diplomática entre Estados Unidos e governo de Nicolás Maduro depois que Donald Trump publicou...

Mundo

Os Estados Unidos devem iniciar uma nova etapa das operações da CIA na Venezuela nos próximos dias, conforme revelaram autoridades norte-americanas à agência Reuters....

Mundo

Os problemas da América Latina ganharam destaque no discurso de abertura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Cúpula de Líderes do...

Mundo

O Papa Leão XIV participou neste domingo (16) de um almoço com 1,3 mil pessoas na Sala Paulo VI, no Vaticano, durante as celebrações...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO