O velório do Papa Francisco teve início nesta terça-feira (22), na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano. Funcionários da Santa Sé foram autorizados a prestar suas últimas homenagens ao Pontífice até a meia-noite, no horário de Roma.
Leia também:
Rito fúnebre do Papa começa na Casa Santa Marta, no Vaticano
Além disso, na quarta-feira (23), às 4h da manhã no Brasil, o corpo do Papa será trasladado para a Basílica de São Pedro. A condução será precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana. A cerimônia segue as normas do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, que determina os ritos funerários para um Papa.
O cortejo sairá da Capela da Casa Santa Marta, passará pela Praça dos Protormártires Romanos e entrará na Basílica pela porta central. Já diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo conduzirá a Liturgia da Palavra. Em seguida, o público poderá visitar a urna mortuária.
No sábado, 26 de abril, às 10h (horário de Roma), será celebrada a Missa das Exéquias no átrio da Basílica. O cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, presidirá a cerimônia, que marca o início do Novendiali, período de nove dias de luto e orações.
Após a celebração, acontecerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, que encerram o funeral. O caixão será transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde ocorrerá o sepultamento.
Diversos chefes de Estado e líderes mundiais já confirmaram presença para prestar homenagens ao líder religioso, reconhecido mundialmente por sua mensagem de paz e humildade.
