Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Ministério da Agricultura investiga novo caso suspeito de gripe aviária

Foto: Getty Images

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou, no domingo (18), que abriu uma investigação sobre um novo caso suspeito de gripe aviária no Rio Grande do Sul. Segundo a pasta, a apuração ocorre em uma propriedade de subsistência a cerca de 3 km do foco inicial de contaminação, em Montenegro.

No local, foram coletadas amostras para identificar um possível foco de gripe aviária. Tais amostras foram enviadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, em Campinas, onde serão processadas. O resultado preliminar deve ser divulgado nesta segunda-feira (19).

Até o momento, foram vistoriadas 238 das 510 propriedades localizadas próximas do primeiro foco de gripe aviária, sendo 30 num raio de 3 km. Além disso, há investigação em curso de uma propriedade no município de Aguiarnópolis (TO), onde análises preliminares apontaram para a presença de influenza A, com baixa probabilidade de se tratar de amostra de alta patogenicidade.

“Investigações de suspeitas são rotina na atividade da Defesa Agropecuária, e que em casos onde emergências são declaradas o sistema fica sensibilizado e o número de investigações tende a aumentar em um primeiro momento. [As investigações] não possuem impacto no comércio internacional, nem na segurança dos alimentos inspecionados”, informou o ministério.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O que é a gripe aviária?

A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. A infecção humana é rara, mas pode ocorrer por meio de contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). Não há risco no consumo de carnes e ovos de aves ou qualquer produto de origem animal inspecionado.

No caso de infecção humana, os sintomas são parecidos com os da gripe comum, como dor de garganta, febre acima de 38°C, dor no corpo, mal-estar geral, calafrios, fraqueza, dor abdominal, tosse seca, espirros e secreção nasal. Geralmente, os sintomas começam a aparecer de dois a oito dias após o contato com o vírus.

LEIA TAMBÉM: Caravana Mais Natal começa hoje no bairro das Quintas com transmissão da TV Ponta Negra

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

A chegada do inverno vírus respiratórios reacendeu os alertas das autoridades de saúde pública. O número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG)...

Saúde

A vacinação contra a gripe segue avançando no Rio Grande do Norte ocupa, até esta quinta-feira (29), o oitavo lugar no ranking nacional de...

Brasil

Com a queda das temperaturas e baixa cobertura vacinal, o vírus da gripe vem se espalhando pelo Brasil. Dados do Ministério da Saúde indicam...

Cidades

Diante da confirmação de dois casos de gripe aviária no Brasil, o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn)...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO