A Zona Oeste de Natal mostrou sua força cultural na primeira noite de funcionamento do novo polo do São João da cidade. Instalado na Rua Rio Grande do Sul, no bairro Cidade da Esperança, na noite da quinta-feira (19), o espaço atraiu 12.500 pessoas logo na abertura, com programação musical de destaque e estrutura reforçada de segurança, conforto e comércio local.
Leia também:
São João de Natal: STTU interdita trecho da Av. Rio Grande do Sul e altera itinerário de ônibus na Zona Oeste
A festa começou com Jarbas do Acordeon esquentando o público ao som do forró tradicional. Na sequência, a banda Cavaleiros do Forró fez o chão tremer com sucessos consagrados. A vocalista Ana Gouveia não escondeu a emoção de cantar em sua terra natal. “É uma emoção diferente. Natal mora no nosso coração. Representamos o RN em todo o Brasil com orgulho”, afirmou.
O encerramento da noite ficou por conta da cantora Eliane, que foi ovacionada pelo público. Ícone do forró, ela relembrou grandes sucessos e agradeceu o carinho do público natalense. “Sempre me sinto acolhida em Natal. Essas festas são essenciais para nós, artistas”, disse. Eliane também destacou sua relação com o prefeito Paulinho Freire: “É uma pessoa maravilhosa, que sempre acreditou na cultura”.
A secretária de Segurança, Samara Trigueiro, informou que o polo contou com 150 policiais militares, 30 guardas municipais, Batalhão de Choque e equipe de segurança privada, garantindo tranquilidade para o público. “As revistas nas entradas estão sendo feitas com rigor. Nosso foco é uma festa segura”, reforçou.
Segundo o secretário de Turismo, Sanclair Solon, a descentralização do São João é estratégica. “Levar a festa para diferentes bairros é essencial para integrar a cidade e aproximar a população do evento”, disse.
A estrutura também foi pensada para beneficiar o comércio local. Ambulantes como Pedro Henrique, que vende churrasquinho no local, celebraram a oportunidade: “Está sendo ótimo. A expectativa é vender tudo todos os dias”, disse.
Mesmo com chuva, o clima não esfriou. A moradora Luzinete Silva foi com a família e garantiu: “Choveu, mas vim preparada para dançar do começo ao fim”.
