A assistente virtual Estela foi o principal destaque da apresentação da Prefeitura do Natal no evento Smart Metropolis FIWARE iHub Summit 2025. O encontro, que reúne especialistas em cidades inteligentes, acontece até esta terça-feira (22), no Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A plataforma está em fase de implementação e representa um avanço no uso da tecnologia para aproximar o cidadão dos serviços públicos. Desenvolvida com base em Inteligência Artificial, a Estela já foi testada na elaboração participativa do Plano Plurianual 2026-2029 (PPA Pra Frente Natal), por meio de uma interação via WhatsApp.
Durante sua palestra, o secretário municipal de Planejamento, Vagner Araújo, explicou que a assistente virtual Estela é mais do que uma ferramenta de atendimento. Ela será integrada a diversos serviços, como Saúde, Educação, Serviços Urbanos, Turismo e Obras, oferecendo suporte 24 horas por dia com tempo médio de resposta de 30 segundos.
Tecnologia e gestão pública unidas
Segundo Araújo, o grande desafio é transformar o poder público em um agente ativo da inovação. A iniciativa conta com o apoio da secretária adjunta de Tecnologia da Informação, Carolina Barbosa. Juntos, os gestores destacaram seis barreiras enfrentadas para implementar soluções inteligentes: visão política, demanda social, capacitação técnica, financiamento, segurança jurídica e coordenação entre secretarias.
LEIA TAMBÉM: EUA anunciam saída da Unesco, agência de cultura e educação da ONU
