O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte – IPEM/RN, órgão delegado no estado, realizaram a “Operação Especial Férias Seguras”, com ações de fiscalização durante o mês de julho. O objetivo da ação foi verificar a conformidade de produtos e serviços que impactam diretamente a segurança dos consumidores no período de férias escolares.
A operação envolveu a fiscalização de diversos produtos como: capacetes de motociclistas, pneus novos para motocicletas, colchões e grelhas elétricas. Também foram fiscalizados serviços e componentes relacionados à instalação e requalificação de cilindros de gás natural veicular (GNV), como válvulas, suportes, linhas de pressão e sistemas de ventilação. Foram avaliados o atendimento aos requisitos de balanças em restaurantes e padarias, além da verificação de medidores de velocidade e outros instrumentos de medição regulamentados.
Durante a operação, mais de 47 mil produtos foram inspecionados, resultando na identificação de 522 itens com irregularidades. Além disso, 95 estabelecimentos comerciais foram notificados. Entre as principais falhas encontradas, destacaram-se bombas medidoras de combustíveis com vazamento — um problema grave que compromete a segurança dos consumidores e aumenta o risco de acidentes.
No Rio Grande do Norte, foram verificados 4935 itens e encontradas 145 irregularidades, com destaque para 5,5% das balanças verificadas, que, entre as principais não conformidades, apresentaram erros de pesagem e a falta do indicativo da tara (recipiente) nas balanças que comercializam alimentos a peso para consumo imediato.
LEIA TAMBÉM: MPRN recomenda instalação de GPS nos veículos da Guarda Municipal de São Gonçalo do Amarante
