O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentará, nesta quarta-feira (13), uma Medida Provisória (MP) contendo uma série de ações destinadas ao setor exportador, em resposta ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos. Entre as medidas está uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para atender produtores afetados pela taxação.
“Vai ser uma política de crédito que a gente está pensando em ajudar sobretudo as pequenas empresas. O pessoal que exporta tilápia, que exporta frutas, que exporta mel, empresas de máquinas. As grandes têm mais poder de resistência. R$ 30 bilhões é o começo. O começo”, disse Lula, em entrevista à rádio BandNews.
LEIA TAMBÉM: Mulher é presa em flagrante com drogas e materiais ilícitos na comunidade do Japão
Além do crédito, a MP irá contemplar compras governamentais, auxílio à abertura de novos mercados e investimentos para que os setores exportadores expandam seus negócios no próprio mercado interno. Segundo Lula, a intenção do governo é estimular países que mantêm boa relação com o Brasil a expansão de negócios de parte a parte.
“Vai ser extremamente importante para que a gente possa mostrar que ninguém vai ficar desamparado por conta da taxação do presidente [Donald] Trump. Vamos cuidar dos trabalhadores dessas empresas, vamos procurar achar outros mercados para essas empresas. Nós estamos mandando a lista dos produtos que a gente vendia para os Estados Unidos, para outros países”, disse o presidente.
SBT News
