O presidente da Federação das Indústrias do RN (FIERN), Roberto Serquiz, se reuniu nesta quarta-feira (10) em Brasília com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. A audiência foi articulada pela deputada federal Natália Bonavides e contou com a presença dos presidentes do SIESAL-RN, Airton Torres, e do SINDIPESCA-RN, Arimar França, além de autoridades estaduais e federais.
Leia também:
Exportações do RN para os EUA caem após tarifaço
Durante o encontro, Serquiz apresentou as demandas dos setores salineiro e pesqueiro para compensar os impactos das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos exportados pelo RN. O objetivo é incluir os setores na lista de beneficiados pelo Projeto de Lei Complementar (PLP) 168/2025, que cria espaço fiscal para compensações e prevê a expansão do Reintegra, programa que devolve parte dos tributos pagos por exportadores.
A comitiva também participou de reuniões com o ministro da Pesca, André de Paula, e com o embaixador Laudemar Aguiar. Segundo Serquiz, o encontro buscou estratégias para garantir competitividade e manutenção de empregos.
Natália Bonavides afirmou que saiu da audiência com o compromisso do vice-presidente. “Geraldo Alckmin garantiu que sua equipe vai trabalhar para destravar bloqueios às exportações e abrir novos mercados para os setores atingidos”, disse a parlamentar.
