Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Mundo

Lavrov nega drones russos na Europa e alerta Otan

Foto: Reprodução/Reuters

Durante discurso na Assembleia Geral da ONU neste sábado (27), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, negou qualquer envolvimento de Moscou nos recentes sobrevoos de drones sobre países europeus. Ele ainda enviou um recado direto à Otan: “qualquer agressão contra meu país será recebida com uma resposta decisiva”.

Leia também:
Haddad chama de loucura atrelar isenção do IR à anistia

Segundo Lavrov, acusações de que drones russos estariam sobrevoando áreas estratégicas são “provocações sem fundamento”. Ele destacou que o presidente Vladimir Putin já denunciou tentativas do Ocidente de criar narrativas para justificar medidas contra Moscou.

Acusações na Europa e reação militar

Nos últimos dias, autoridades europeias relataram sobrevoos de drones em áreas militares sensíveis. Na Dinamarca, as Forças Armadas confirmaram movimentações suspeitas. Já a Noruega anunciou investigação sobre possíveis drones avistados perto da base aérea de Oerland, que abriga caças F-35.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Na Alemanha, o ministro do Interior, Alexander Dobrindt, afirmou que a ameaça é “alta” e que novas medidas de segurança estão em andamento. Em resposta, países do leste europeu discutem a criação de um “muro antidrones” com tecnologias de rastreamento e interceptação.

Posição de Moscou na ONU

Além de negar os drones, Lavrov afirmou que a Rússia está aberta a negociações para encerrar a guerra na Ucrânia. No entanto, reforçou que Moscou não abrirá mão de garantias de segurança para populações russas no leste ucraniano.

O chanceler também elogiou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo “desejo de construir um diálogo” após a cúpula bilateral no Alasca. Por outro lado, criticou o Ocidente por rejeitar, no Conselho de Segurança da ONU, uma proposta de China e Rússia para prorrogar o acordo nuclear iraniano.

Segundo Lavrov, as sanções contra Teerã representam “chantagem e pressão” e enfraquecem soluções pacíficas para conflitos globais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Notícias relacionadas

Meio Ambiente

O Pacote de Belém marcou o encerramento da COP30 no último sábado (22), após 13 dias de negociações intensas em Belém. Desde já, a...

Justiça

A COP30 afrodescendentes entrou para a história ao citar o termo de forma inédita em quatro documentos oficiais aprovados na conferência encerrada no sábado...

Mundo

Israel confirmou neste domingo (23) que realizou um ataque em Beirute com o objetivo de atingir Ali Tabtabai, chefe de gabinete do Hezbollah e...

Mundo

Os Estados Unidos devem iniciar uma nova etapa das operações da CIA na Venezuela nos próximos dias, conforme revelaram autoridades norte-americanas à agência Reuters....

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO