O Festival Literário da Pipa (Flipipa) chega à nona edição entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, mantendo a tradição de reunir literatura, arte e cultura na Praia da Pipa, em Tibau do Sul, litoral sul potiguar. Com o tema “Memória em Movimento”, o evento abordará o Romanceiro Ibérico, biografias, memórias, ancestralidades e literatura indígena, conectando tradição e contemporaneidade.
Leia também:
Livro de PM potiguar é finalista do Prêmio Jabuti 2025
A Praça do Pescador será o ponto central da programação, com a tradicional Tenda dos Autores oferecendo atividades nos três turnos: aulas-espetáculo, mesas literárias e debates, todos com entrada gratuita.
O público também poderá participar de sessões de autógrafos, feira de livros, lançamentos na Cooperativa Cultural da UFRN, além de conferir as participações de editoras e sebos parceiros.
Hotéis e restaurantes da região, como Pipa Lagoa, Sun Bay, Bicho Preguiça, Calígula, Macoco Cozinha Artesanal e Athenas Creperia, também se transformarão em espaços culturais com programação diária.
Autores confirmados
Entre os nomes confirmados para o Flipipa 2025 estão Sidarta Ribeiro, Paulo Betti, Mário Magalhães, Tiganá Santana e Pedro Luís.
Também participam as autoras indígenas Auritha Tabajara e Eliane Potiguara, além de Fernanda da Escóssia, Ana Miranda, Valéria Rezende, João Almino, Leila Tabosa e Clarice Freire.
Outros destaques são Wilson Freire, Sofia Freire, Humberto Hermenegildo, Maria Valéria Rezende, e o Corpo de Leitura e Canto Lírico Mulherio das Letras Zila Mamede.
A programação ainda inclui o Sarau das Manas e apresentações de violeiros, músicos e artistas potiguares, encerrando com Jaguar Andrade na Calígula Pizzaria.
Lançamentos de livros
Entre os lançamentos confirmados estão:
- “Você Está Deixando a Sua Vida para Depois?”, de Natthalia Paccola – dia 31, às 18h, na Calígula Pizzaria.
- “ABC-Trava-línguas”, de Deth Hart – dia 31, às 20h, no mesmo local.
- “Alternâncias” e “Au revoir, mon ami!”, de Júlio Rosado – dia 1º de novembro, às 17h, na Athenas Creperia.
- “Meninas de Campos”, de Eloísa Paranhos – dia 1º, às 20h, também na Athenas Creperia.
