O Ministério da Saúde realizou, na quinta-feira (30), em Brasília, o encontro presencial “Painel Pós-Covid”, voltado à avaliação e consolidação de contribuições técnicas ao Guia de Manejo das Condições Pós-Covid, documento em elaboração para distribuição nacional.
Leia também:
Novembro Azul: médico destaca importância de mudar cultura masculina em relação ao autocuidado
O evento reuniu especialistas, gestores e profissionais de saúde das cinco regiões do país, além de representantes das secretarias e departamentos do Ministério da Saúde. O objetivo é que o guia sirva como norteador de condutas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o encontro, foram consolidadas experiências e conhecimentos de profissionais de todos os estados, incluindo levantamento da situação da pandemia no Brasil, análise de documentos existentes, definição de responsabilidades das unidades do Ministério, condutas profissionais indicadas e aspectos de vigilância e monitoramento. As contribuições serão encaminhadas ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) e à Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
O painel foi coordenado por Conceição Rezende, diretora de programa do gabinete do ministro Alexandre Padilha; Rafaella Fortini Grenfell, pesquisadora da Fiocruz Brasília; e Cristiane Pereira, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MS. A abertura contou com vídeo institucional sobre a pandemia e apresentação da médica Marcela Costa, referente à Nota Técnica nº 57/2023, que atualiza diretrizes sobre condições pós-Covid.
Para Conceição Rezende, o guia estabelece eficácia e segurança para os profissionais de saúde. “Nosso objetivo é disseminar informações seguras, da academia à prática diária, garantindo respaldo no atendimento a pacientes pós-Covid”, destacou.
Rafaella Grenfell reforçou a importância do material: “Se trata de um documento de qualidade, baseado em evidências científicas, que certamente fará diferença na vida das pessoas”.
Os debates abordaram manifestações clínicas e recomendações técnicas para diferentes sistemas afetados pelo SARS-CoV-2, incluindo neuropsiquiátrico, endócrino, cardiovascular, respiratório, renal, musculoesquelético, otorrinolaringológico, gastrointestinal e dermatológico. A moderação ficou por conta do consultor técnico Wagner Cesário e a relatoria foi realizada pela biomédica Priscilla Filgueiras.






















































